O Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1 transformou-se numa catástrofe para a Williams, com Franco Colapinto a sair da corrida após uma colisão na curva de abertura e Alex Albon a ter uma corrida frustrante até ao 15º lugar, agravada por uma saída de pista e um erro estratégico na seleção de pneus.


DNF Instantâneo de Colapinto: Uma Reação em Cadeia de Caos

Para Colapinto, a corrida terminou tão rapidamente quanto começou. A começar perto do fundo da grelha em P19, o novato argentino foi apanhado numa reação em cadeia provocada pela colisão entre o Haas de Nico Hulkenberg e o Alpine de Esteban Ocon, que depois embateu em Colapinto. Apesar de ter desviado para evitar o caos, não havia como escapar.

“Tentei abrir o máximo que pude para a esquerda porque vi os rapazes do lado de dentro a alargar, mas eles simplesmente foram em linha reta contra mim,” explicou Colapinto. “Primeiro foi contra Ocon e depois Ocon contra mim. É uma pena porque a começar tão atrás, não tens muito a jogar, e os rapazes do lado de dentro foram um pouco estúpidos. Mas é corridas.”

Este não foi o primeiro contratempo para Colapinto, que já estava a utilizar componentes desatualizados após um acidente na qualificação de Las Vegas. O dano no seu carro acrescenta mais um reparo dispendioso às dificuldades da Williams ao longo da temporada, com acidentes e falta de peças de substituição. À medida que se aproxima da final em Abu Dhabi, a equipa enfrenta uma corrida para preparar o carro de Colapinto para a corrida.


O Dia Desastroso de Albon: Derrapagens, Colisões e Problemas com Pneus

Alex Albon não se saiu muito melhor, uma vez que a sua corrida se desmoronou quase de imediato. O piloto tailandês-britânico foi empurrado para uma derrapagem por Lance Stroll na volta de abertura, relegando-o para o fundo do pelotão. Uma ousada decisão estratégica sob o Safety Car da Volta 30, que viu Albon mudar para pneus macios, ofereceu um breve vislumbre de esperança ao vê-lo subir para o top 10. No entanto, o risco rapidamente se voltou contra ele.

À medida que os pneus macios perdiam aderência, Albon desceu na classificação, agravando ainda mais os seus problemas com uma colisão envolvendo o Haas de Kevin Magnussen, que lhe rendeu uma penalização de 10 segundos.

“Estivemos meio que em terra de ninguém durante toda a corrida, a lutar com o ritmo,” admitiu Albon. “Esse Safety Car tornou as coisas interessantes – arriscámos nos pneus macios. Tentei atacar na Curva 1 algumas vezes, mas com o Kevin, honestamente, estávamos lentos em comparação com os outros. A culpa foi minha, perdi o controlo, e foi isso. A partir daí, estávamos apenas a lutar.”


Uma Temporada de Lutas: Colisões e Problemas com Peças de Reposição

A campanha de 2024 da Williams tem sido marcada por contas de danos e uma crónica falta de peças sobressalentes. O DNF instantâneo de Colapinto apenas aumenta a pressão sobre a equipa enquanto se dirige a Abu Dhabi para a última corrida da temporada.

Colapinto, que pretende terminar o ano de forma positiva, manteve-se esperançoso. “É bastante importante terminar o ano em grande e tentar ter um fim de semana limpo em Abu Dhabi,” disse ele.


Perspectivas: Abu Dhabi Oferece a Última Redenção

A Williams enfrenta uma subida íngreme para salvar quaisquer aspectos positivos de uma temporada desafiadora. Para Colapinto, o objetivo será mostrar o seu talento numa corrida sem problemas, enquanto Albon tentará recuperar a confiança e assegurar um resultado mais competitivo.

O GP do Qatar serve como um duro lembrete das dificuldades que a Williams deve superar para voltar à luta pelo meio do pelotão. Com os olhos postos numa melhor fiabilidade e execução de estratégia, Abu Dhabi representa a sua última oportunidade de fazer uma declaração em 2024.