O diretor da equipa Ferrari, Fred Vasseur, deu o seu total apoio à decisão da FIA de isentar a Red Bull de qualquer irregularidade em relação ao seu controverso dispositivo de ajuste da altura de rodagem, que gerou um intenso escrutínio à medida que se aproxima o Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024.

A questão surgiu quando a Red Bull admitiu ter um mecanismo que ajusta a altura de rodagem do T-tray do seu RB20. Este dispositivo poderia potencialmente infringir os regulamentos técnicos se utilizado durante as condições restritivas do parc fermé. No entanto, a Red Bull manteve que o dispositivo é inacessível uma vez que o carro está totalmente montado, tornando-o conforme às regras da FIA.

Em resposta à situação, a FIA inspecionou o dispositivo durante as sessões de prática em Austin, colocando um selo sobre ele para investigação posterior. Enquanto o CEO da McLaren, Zak Brown, expressou preocupação de que a Red Bull pudesse ter explorado o dispositivo para uma vantagem de desempenho, Fred Vasseur da Ferrari optou por confiar no julgamento da FIA.

“Temos de confiar na FIA neste caso. Não quero comentar rumores, e não sei o que aconteceu porque não estou na equipa, por isso não sei se o usaram ou não,” disse Vasseur. “Tivemos imensas áreas cinzentas desde o início da temporada, mas se este for o caso, não seria uma área cinzenta de forma alguma. Mas temos de confiar na FIA.”

A FIA afirmou desde então que não encontrou evidências de que a Red Bull violou as regras com o dispositivo. Embora tenha gerado agitação entre as equipas rivais, particularmente a McLaren, os comissários confirmaram que, a menos que o dispositivo seja manipulado durante as condições de parc fermé, permanece legal. As acusações em curso, sugerem, podem ser mais resultado da tensão elevada entre as equipas neste ambiente ferozmente competitivo.

Entretanto, a Ferrari teve uma boa prestação na corrida Sprint de Austin, com Max Verstappen a garantir a pole position e Carlos Sainz a terminar em segundo após uma impressionante ultrapassagem na última volta. Charles Leclerc seguiu de perto em quarto, apesar de ter perdido o terceiro lugar para o seu colega de equipa no início da corrida. Vasseur expressou a sua satisfação com o desempenho da Ferrari, mas destacou o seu desejo por resultados ainda melhores, reconhecendo que um resultado 1-2 ou 2-3 teria sido ideal.

“Estava à espera de um resultado melhor, mas temos o ritmo para compensar,” comentou Vasseur de forma otimista.

À medida que se aproxima a corrida de domingo, Sainz e Leclerc estão preparados para partir do terceiro e quarto lugares na grelha, dando à Ferrari uma forte oportunidade de assegurar mais um pódio. À medida que a temporada entra nas suas fases finais, os fãs da Ferrari estão esperançosos de que Sainz, em particular, possa proporcionar uma performance estelar nas suas corridas restantes com a equipa.