O Sporting deu esta manhã uma conferência de imprensa para anunciar e apresentar Rui Borges como novo treinador. Frederico Varandas falou.

Rui Borges é oficialmente o novo treinador do Sporting. Em conferência de imprensa de apresentação do novo técnico, Frederico Varandas, presidente, falou à comunicação social:

«Estamos aqui para apresentar o novo treinador e equipa técnica, mas antes gostaria de dar uma palavra a João pereira. Entrou no momento em que todos conhecemos, num desafio extremamente complicado e tanto nós Sporting como João chegámos à conclusão que não correu bem. Sabíamos das dificuldades, do choque emocional pela saída de Ruben Amorim. Teve também e consideramos nós que João Pereira experienciou a Lei de Murphy. Teve lesões que, enquanto presidente deste clube, nunca tivemos e arbitragens infelizes. Sabíamos tudo isso, mas foi uma opção lógica de processo. Alguém conhecia os jogadores. O principal problema realmente foi que o João Pereira não pôde ser João Pereira. Inconscientemente, tinha de se adaptar e fazer com que uma máquina montada continuasse à medida do ex-treinador. Fosse qualquer treinador, infelizmente iria passar por isto. Hoje, não tenho dúvidas de que Rui Borges vai poder ser Rui Borges».

Frederico Varandas salientou o carácter de João Pereira e revela que o ex-técnico não aceitou um cêntimo com a rescisão do contrato:

«Muito se falou também o porquê de uma apresentação com tanta confiança e a resposta é simples: é este o meu conceito de liderança. Não me interessa nada o que vão dizer de fora, interessa-me sim os meus, o que posso fazer para dar força e motivar alguém que vai aceitar um desafio tremendo. A única coisa que lamento foi não ter conseguido ajudar mais João Pereira e vou carregar isso para sempre. Desejamos as maiores felicidades e não temos dúvidas de que João Pereira terá o seu devido sucesso pelo mérito, competências e carácter. Também tenho de dizer que quando me sentei com João Pereira para negociar a sua rescisão, não quis nem um cêntimo de dois anos e meio de contrato. Apenas disse: “Este clube deu-me tudo. Jamais vai ter de pagar o que quer que seja”. Diz muito do que é o João e quero agradecer tudo o que ele tentou e não conseguiu no nosso clube».

Frederico Varandas falou sobre Rui Borges:

«Rui Borges é um treinador que já tínhamos no radar há mais de um ano, que subiu a pulso na sua carreira. Cada vez clubes mais exigentes e sempre com a sua ideia de jogo, liderança e foi crescendo, chegando ao Mafra onde fez um excelente trabalho, ao Moreirense onde nos chamou à atenção e depois ao Vitória SC onde continuou a fazer um excelente trabalho. Desejo-lhe sorte porque também precisa».

Rui Borges foi confirmado esta quinta-feira de manhã em conferência de imprensa. O técnico de 43 anos deixou o Vitória SC e rumou assim a Alvalade, onde assinou um contrato de uma temporada e meia em que os leões pagam 4,1 milhões de euros. Mencionar que João Pereira já foi demitido do comando técnico do Sporting, após não aguentar a crise de resultados nos últimos tempos.