
Emoção, reviravolta, picardias, enfim, foi um dérbi de mão cheia. No final, o Sporting venceu o Benfica com reviravolta (4-3) e conquistou a 10.ª Taça da sua história, um título que lhe fugia desde 2021/22.
Em Matosinhos, num pavilhão praticamente lotado, os encarnados foram melhores na primeira parte criaram mais e tiveram as melhores ocasiões, mas saíram a perder para o intervalo.
Henrique Rafagnin fez dez minutos de grande nível, de resto. Começou por impedir o golo de Arthur (1m), travou um remate de André Coelho com a ponta dos dedos (3m) e outro à meia-volta de Diego Nunes (4m). Por fim, o guardião fez uma defesa por instinto a disparo de Jacaré (6m).
Após ter aguentado o ímpeto do adversário, o Sporting assinou dois remates perigosos por Merlim e Rocha. No entanto, foram as águias que acabaram por marcar num livre convertido por André Coelho – já Bernardo Paçó estava na baliza (14m).
A vantagem do Benfica era, refira-se, justa por tudo o que tinha acontecido no encontro. Não seria um escândalo se, de resto, Lúcio Rocha não tivesse desperdiçado o segundo golo na cara de Paçó (17m).
Mas num ápice, tudo mudou. Bernardo Paçó acabou por ser decisivo (e talvez por isso, nunca mais se tenha visto Rafagnin em campo). Primeiro, o guarda-redes assistiu Zicky para o empate (19m) e depois, iniciou a jogada, já no meio-campo contrário, que resultou no golo do irmão, Tomás (20m).
O leão virou a final a dois segundos do intervalo. Sentiu-se, no fundo, confiante e imaginou-se a agarrar a Taça. Por isso, nunca mais perdeu a vantagem. Apesar do bom arranque na segunda parte, o Benfica não voltou a deixar o oponente tão desconfortável como havia feito no primeiro tempo.
O Sporting foi mais eficaz, mais sólido e acabou por justificar a conquista do troféu na segunda metade. Tomás Paçó bisou (30m), o Benfica respondeu de pronto por Arthur (31m), mas novo golo de Alex Merlim decidiu a contenda (32m). As águias tiveram, porém, o mérito de lutar até final e o melhor que conseguiram foi reduzir sobre a buzina por Diego Nunes (40m).