Depois de uma temporada onde teve apenas menos duas contribuições diretas para golo do que Viktor Gyokeres – 38 golos e 18 assistências contra 43 e 15 do sueco -, Luuk de Jong voltou a fazer um bom arranque de época, embora não tão positivo como o do avançado do Sporting.
O experiente neerlandês foi titular em todos os encontros do PSV, até sábado, acumulando já três golos e quatro assistências na Eredivisie, para além dos dois tentos na Supertaça. No entanto, já com os olhos postos nos leões para a segunda jornada da Liga dos Campeões, Peter Bosz decidiu poupar o seu goleador para o campeonato, o que até deu resultado, porque o seu substituto, Ricardo Pepi, marcou os únicos dois golos da vitória no terreno do Willem.
Após o apito final, o próprio técnico neerlandês confirmou que essa era a sua intenção, afirmando que é necessário haver rotação, tendo em conta que havia apenas dois dias para descansar entre as duas partidas: domingo e segunda-feira.
No entanto, caso jogasse e conseguisse marcar ou assistir, o capitão dos campeões dos Países Baixos igualava um recorde de Mark van Bommel… tornando-se no segundo jogador da história da Eredivisie a contribuir diretamente para um golo em cada um dos primeiros sete jogos da temporada na liga, algo que acabou por não acontecer, porque nem entrou no decorrer da segunda parte.
Destaque ainda para o facto de que esse seria o 300.º jogo de Luuk de Jong com a camisola do PSV – o 17.º jogador a atingir as três centenas de encontros pelo clube -, uma marca especial que vai ser realizada frente ao Sporting, na terça-feira.