No St. James Park, o Newcastle levou a melhor diante do Arsenal, vencendo pela margem mínima (1-0). Desta forma, os gunners atrasaram-se na corrida pelo título da Premier League, num jogo onde reinou a desinspiração.
Os pupilos de Eddie Howe entraram confiantes, procurando surpreender o adversário nos minutos inaugurais. E assim foi.... aos 12’, Anthony Gordon, com um cruzamento a régua e esquadro, descobriu Alexander Isak. O ponta de lança sueco ganhou nas alturas e desferiu um cabeceamento indefensável. Raya ainda se esticou, mas não conseguiu travar a finalização do nórdico.
Apesar da primeira alteração na contagem ter acontecido de forma precoce, o embate foi pautado por uma grande escassez de oportunidades claras. Os comandados de Arteta foram incapazes de chegar com clarividência à área contrária, fruto da enorme coesão defensiva da turma da casa.
O 4-4-2 operado pelo técnico espanhol, com Trossard e Havertz na linha da frente, não deu resultado, mas a formação londrina teve uma ocasião clara para restabelecer a igualdade nos descontos. Contudo, o cabeceamento do médio, em zona privilegiada, passou ligeiramente ao lado do poste esquerdo.
Com este resultado, o Arsenal permanece com 18 pontos, menos cinco que o líder Manchester City, que ainda não entrou em campo nesta décima jornada do campeonato inglês. Já os magpies passam a somar 15 pontos, no oitavo posto da tabela classifictiva.