A primeira mão (3-1) tinha colocado o Flamengo em posição privilegiada para conseguir este título, mas era preciso carimbá-lo. E o selo final chegou pelo ex-Sporting Gonzalo Plata.

Esta madrugada, em Belo Horizonte, o Flamengo voltou a vencer o Atlético Mineiro (0-1, desta feita) e venceu a Copa do Brasil 2024, com vários nomes com passado em Portugal dos dois lados.

Battaglia, Hulk, Saravia e Kardec de um lado, Alex Sandro, Gabigol, David Luiz e... Gonçalo Plata do outro. As despesas do jogo foram todas para o Atlético, que tinha de recuperar uma desvantagem de dois golos. Mas o Flamengo foi capaz de anular as intenções.

Muito mais na defensiva, defendendo a vantagem, o Flamengo de Filipe Luís conseguiu, na segunda parte, matar o jogo em contra-ataque. E nesse campo Gonzalo Plata continua a ser exímio, marcando o único golo do jogo aos 82'.

Com esta vitória, o Flamengo garantiu assim a quinta Copa do Brasil da sua história, igualando o número de troféus ganhos pelo Grêmio e ficando a um do Cruzeiro.