
A CORRIDA: ÁLEX MÁRQUEZ É NOVAMENTE LÍDER DO CAMPEONATO, APÓS QUEDA DO IRMÃO MARC
Foram precisas 94 corridas, para o espanhol Álex Márquez vencer pela primeira vez na MotoGP e, logo no GP Espanha. O piloto da Gresini com esta vitória sobe à liderança do Campeonato de Pilotos, um ponto acima do irmão Marc Márquez, que caiu e terminou no 12.º lugar. Os lugares restantes do pódio foram ocupados por Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia, respetivamente.
Este Grande Prémio, também fica para história, porque dois irmãos vencerem pelo menos uma corrida na MotoGP. Um fenómeno que nunca tinha acontecido até hoje e, certamente, não havia melhor dupla que os irmãos Márquez para fazer história.
A corrida em si foi estonteante. Fabio Quartararo saiu da pole position, e o piloto francês bem tentou defender-se dos ataques dos rivais, mas nada conseguiu fazer perante Álex Márquez. Não teve ritmo para acompanhar o espanhol, por isso focou-se em defender o segundo posto e teve alguns duelos intensos com Bagnaia, que acabou a corrida em terceiro.
O duelo entre as duas Ducati foi dramático. No arranque, Bagnaia ultrapassa Marc Márquez que tentou recuperar logo a posição. Contudo, não teve sucesso e com tentativas de ultrapassagens muito arriscadas, tendo até tocado no seu companheiro de equipa. Na terceira volta, o espanhol perdeu o controlo da moto e caiu, perdendo assim a hipótese de poder lutar pela vitória.
Com estas disputas quem se ia aproximando aos poucos era Fermín Aldeguer. O rookie da Gresini estava a fazer uma excelente corrida, porém errou na curva seis e teve que abandonar o GP Espanha.
Mais atrás a luta estava mais acesa com Jack Miller a fazer de tudo para suster os ataques de Franco Morbidelli, Brad Binder e Pedro Acosta. Na volta 15, o australiano teve que abandonar devido a problemas mecânicos. Morbidelli também desistiu, após uma queda. Assim sendo, Binder terminou em sexto lugar e Acosta em sétimo.
No top-10, ficou Maverick Viñales em quarto, logo atrás Fabio Di Giannantonio terminou em quinto. Nos últimos três lugares, ficaram Ai Ogura, Enea Bastianini e Luca Marini, respetivamente. Além de Marc Márquez, terminaram ainda nos lugares pontuáveis, Johann Zarco, Alex Rins, Marco Bezzechi e Raul Fernandez.
PILOTO DO DIA
Álex Márquez (Gresini) – O que hoje Álex fez é algo notável e também merecedor. O espanhol tem feito um campeonato bastante consistente e a corrida no Jerez é o reflexo disso. Ultrapassagens notáveis a pilotos de classe mundial não é para qualquer um. Seis anos depois, o piloto da Gresini voltou a subir ao pódio.
A DESILUSÃO DO DIA
Marc Márquez (Ducati) – Marc não deve ter ficado muito satisfeito com a sua prestação neste domingo. O arranque não foi nada de especial, perdendo até uma posição para o seu companheiro de equipa, Francesco Bagnaia. O hexacampeão, na terceira volta, caiu na gravilha, mas conseguiu voltar à pista. O único ponto positivo foi a sua recuperação, após a queda. Com a mota visivelmente danificada terminou a corrida em 12.º.