O treinador inglês Graham Potter vai substituir o espanhol Julen Lopetegui no comando do West Ham, assinando um contrato de dois anos e meio com os londrinos, informou esta quarta-feira o clube da Premier League.

"Treinador muito respeitado e requisitado, Potter estava à espera da oportunidade certa depois de ter deixado o seu posto no Chelsea em abril de 2023, e foi escolhido unanimemente pelo conselho de administração para levar o clube aos seus objetivos e ambições", lê-se num comunicado do clube.

Antigo defesa, Potter, de 49 anos, estava sem clube desde que foi demitido do Chelsea em 2023, depois de passagens por Brighton, Swansea e Ostersunds (Suécia).

"É um grande orgulho ser treinador deste clube extraordinário, com uma grande tradição, uma grande história, grandes expectativas. É um grande desafio. Estou muito entusiasmado", afirmou Potter.

Na quarta-feira, os hammers tinham anunciado a saída de Julen Lopetegui, face aos maus resultados obtidos na primeira metade da temporada, que deixaram o clube no 14.º lugar da Liga inglesa.

"O West Ham United pode confirmar que o treinador principal Julen Lopetegui deixou o clube hoje. A primeira metade da temporada 2024/25 não se alinhou com as ambições do clube e, portanto, o clube tomou medidas em linha com os seus objetivos", pode ler-se no comunicado divulgado pelos hammers na página oficial na Internet.

O antigo treinador do FC Porto deixa o West Ham na 14.ª posição da Premier League, com 23 pontos, mais seis do que a primeira equipa acima da 'linha de água', o Wolverhampton, de Vítor Pereira.