
O lendário treinador Gregg Popovich anunciou esta quinta-feira aos jogadores dos San Antonio Spurs que não voltará ao banco da equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) na época 2024/25, depois do derrame cerebral sofrido em novembro.
"Decidi não voltar ao banco esta temporada. Mitch Johnson (interino) e o seu corpo técnico têm feito um fantástico trabalho e a determinação e profissionalismo demonstrada pelos jogadores, estando unidos nesta difícil temporada, tem sido genial", assegurou o técnico dos Spurs, em comunicado.
Popovich, que segundo a imprensa norte-americana esteve reunido na manhã de hoje com o plantel dos Spurs, acrescentou que continuará "focado" na sua saúde, com o "desejo de poder voltar a treinar no futuro".
O técnico, de 75 anos, sofreu um derrame cerebral em 2 de novembro, antes de um jogo com os Minnesota Timberwolves e, dois dias depois, foi anunciado que estaria ausente do banco por tempo indeterminado, por problemas de saúde.
Gregg Popovich é considerado uma dos melhores treinadores da história e comanda os Spurs desde a época 1996/97, tendo liderado a equipa à conquista de cinco títulos, em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014, com a ajuda de jogadores como Tim Duncan, David Robinson, Tony Parker e o argentino Manu Ginóbili.
Desde o ano passado, orienta uma faz grandes promessas da modalidade, o francês Victor Wembanyama, que, devido a lesão, também já anunciou que não vai jogar mais em 2024/25.
Popovich comandou também a seleção dos Estados Unidos, arrecadando o ouro olímpico em 2020.