Pep Guardiola marcou presença na cerimónia de reavaliação da Licença PRO da UEFA este domingo, onde fez algumas revelações sobre a carreira, entre as quais sobre quem foi o maior rival que enfrentou enquanto treinador… e a resposta não foi José Mourinho.

Os dois técnicos travaram batalhas sobretudo quando Guardiola estava no Barcelona e Mourinho no Inter e no Real Madrid. Mais tarde, enfrentaram-se na Premier League, com o espanhol sempre à frente do Manchester City e o português no Manchester United e no Tottenham.

Mas para Guardiola, o maior rival da sua carreira é claro: «No que toca a rivalidade, o Liverpool de Jurgen Klopp foi o maior adversário que enfrentei na vida. Não apenas na forma como jogavam, mas porque era muito difícil de contrariá-los. Por isso é que dou muitos créditos aos meus jogadores.»

Esta rivalidade até começou na Alemanha, com Guardiola no Bayern e Klopp no Borussia Dortmund, mas foi renovada depois em Inglaterra, quando os dois treinadores disputaram o título da Premier League durante vários anos.

Nos jogos frente-a-frente entre Klopp e Guardiola, é o alemão quem apresenta vantagem: em 30 jogos, Klopp venceu 12, perdeu 11 e houve sete empates.