O antigo Diretor da Equipa Haas, Guenther Steiner, previu que a McLaren irá assegurar tanto o Campeonato de Construtores como o Campeonato de Pilotos em 2025, após a sua triunfante temporada de 2024. No entanto, o homem de 59 anos alerta que o caminho para a glória não será nada fácil, com a Ferrari, Red Bull e Mercedes prontas para desafiar pela coroa.
McLaren: favoritos, mas sob pressão
A McLaren entra em 2025 na sequência do seu primeiro Campeonato de Construtores desde 2008, superando a Ferrari numa emocionante final em Abu Dhabi. Apesar do sucesso da equipa, Lando Norris ficou a poucos pontos de conquistar o título de Pilotos, com Max Verstappen a garantir a sua quinta coroa.
Steiner acredita que o pacote bem equilibrado da McLaren, incluindo a sua forte dupla de pilotos Norris e Oscar Piastri, os posiciona como favoritos.
“O meu favorito em termos de desempenho, penso que é a McLaren—eles foram muito bons no ano passado,” disse Steiner ao GPblog. “Têm uma linha de pilotos muito forte… e muita confiança do ano passado, o que também ajuda.”
No entanto, Steiner alerta que a McLaren não pode cometer erros. “Se cometerem algum erro ou se forem indecisos, acabarão como no ano passado. Precisam de ter mais confiança em si mesmos [em termos do que podem fazer].”
Ferrari e Hamilton: o trunfo
Steiner também vê a Ferrari como uma ameaça formidável, particularmente com Lewis Hamilton a juntar-se a Charles Leclerc numa impressionante formação de pilotos. As melhorias tardias da Ferrari na temporada de 2024, aliadas à liderança de Fred Vasseur, injectaram optimismo nas esperanças de título da Scuderia.
“Com a Ferrari, nunca se sabe quão bom é o carro,” disse Steiner. “Eles foram muito sólidos, muito bem organizados no final da temporada. E o Lewis quer um campeonato do mundo—o oitavo.”
A mudança de Hamilton para a Ferrari marca um novo capítulo para o campeão sete vezes, que teve uma temporada difícil em 2024 na Mercedes. A sua vitória recorde no nono Grande Prémio Britânico proporcionou um raro ponto alto, mas o potencial ressurgimento da Ferrari oferece-lhe uma nova oportunidade de glória.
Red Bull: Verstappen lidera, mas questões pairam
Enquanto a Red Bull continua a ser um candidato perene, Steiner destacou a sua formação de pilotos enfraquecida como um potencial obstáculo. Liam Lawson sobe para fazer par com Verstappen, mas Steiner alerta que a inexperiência do novato pode prejudicar a equipa.
“O Liam ainda é um novato, mesmo que tenha corrido algumas corridas no ano passado,” explicou Steiner. “Mas eles têm o Max. Na minha opinião, ele é o piloto com o maior talento neste momento, o que ajuda. Mas o segundo piloto não está ao nível do segundo piloto da Ferrari ou da McLaren.”
Mercedes: uma temporada de incerteza
Steiner ofereceu pouco otimismo para a Mercedes em 2025, citando uma formação de pilotos não testada. Com Kimi Antonelli a fazer a sua estreia com apenas 18 anos, em parceria com George Russell, as Flechas Prateadas enfrentam uma batalha difícil.
“A formação de pilotos deles, eu não diria que é a mais fraca, mas a mais desconhecida,” disse Steiner. “Kimi Antonelli… ele tem 18 anos, nunca correu na F1.”
Perspetivas para 2025: McLaren lidera, mas o pelotão está mais próximo do que nunca
Steiner espera uma batalha a quatro pela supremacia, com a McLaren a liderar o grupo, mas a Ferrari, Red Bull e Mercedes a espreitar como potenciais disruptores. “As quatro grandes equipas estarão muito próximas,” previu. “A McLaren é a favorita, claramente seguida pela Ferrari, e depois as outras duas, para mim, um pouco desconhecidas.”
À medida que a temporada de 2025 se aproxima, a McLaren deve aproveitar o ímpeto do seu sucesso em 2024, enquanto a Ferrari procura capitalizar a chegada de Hamilton, e a Red Bull e a Mercedes trabalham para superar os seus respetivos desafios. O cenário está preparado para uma das temporadas mais competitivas da história recente da F1.