Tal como havia acontecido no primeiro dia de competição na praia de Supertubos, no arranque do Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024, Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes seguem firmes na luta pelo título de campeão nacional masculino de surf. O líder do ranking, campeão nacional em 2022, e o vice-líder da classificação, que procura o seu primeiro título, avançaram para mais uma ronda da competição que decorre este fim de semana em Peniche.

No heat 4, Guilherme Ribeiro sentiu mais dificuldades do que se esperava. O favorito à conquista do título nacional deste ano, uma vez que entra para esta última ronda na liderança da classificação, foi superado pelo jovem local Matias Canhoto, que somou 11,05 pontos contra os 10,75 de Guilherme Ribeiro que, assim, assegurou a segunda posição, contra os 10,30 de João Roque Pinto e os 5,25 de Salvador Dias.

No heat 5, Tomás Fernandes superou a concorrência e também garantiu o apuramento para a ronda 3 do Bom Petisco Peniche Pro, mantendo-se, assim, vivo na luta pelo título inédito de campeão nacional. O atual vice-líder da classificação conseguiu fechar a ronda 2 com 9,55 pontos, contra os 9,15 de Halley Batista, os 8,65 pontos de Francisco Anglani e os 7,75 de Miguel Matos.

Na ronda 3, a primeira que se disputará já este domingo, Guilherme Ribeiro vai medir forças com Arran Strong, Martim Nunes e Francisco Mittermayer na bateria inicial, enquanto que Tomás Fernandes terá de defrontar Francisco Queimado, Francisco Almeida e Afonso Antunes no heat 3.

No feminino, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot estiveram novamente a um nível muito elevado, superando a concorrência nas ondas da praia de Supertubos. A primeira venceu a bateria 2 com um total de 13,50 pontos, enquanto que a atual campeã nacional - título conquistado na etapa anterior da Liga MEO Surf 2024 - levou a melhor na bateria 3, com uma pontuação de 10,50.

A chamada para este domingo, que marca o final do Bom Petisco Peniche Pro e da Liga MEO Surf 2024, está marcada para as 06h45. Guilherme Ribeiro ou Tomás Fernandes, um destes dois será o novo campeão nacional de surf. Saiba, abaixo, como estão as contas para o título de campeão.

As contas para o título de campeão

A matemática é simples: mantendo-se o equilíbrio nas contas, os dois surfistas terão de resolver as contas pelo título de campeão nacional de surf na final do Bom Petisco Peniche Pro. Como Guilherme Ribeiro está ligeiramente à frente na disputa pelo troféu nacional, caso Tomás Fernandes seja derrotado na próxima fase da competição, o título fica desde logo entregue ao campeão nacional de 2022. Porém, caso Guilherme Ribeiro seja eliminado na ronda 3 ou nos quartos de final, Tomás Fernandes terá de chegar pelo menos às meias-finais para chegar ao tão desejado inédito título. Caso ambos percam nas meias-finais, a vantagem está do lado de Guilherme Ribeiro.

Agenda Bom Petisco Peniche Pro

3.º dia - Domingo, 27 de outubro

06h45 – Call terceiro dia de competição

14h00 – Heat especial entre surfistas angolanos (por confirmar)

15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)

16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Peniche Pro