Gael Monfils venceu o ATP 250 de Auckland e, aos 38 anos, tornou-se o tenista mais velho a vencer um torneio ATP - o circuito foi criado em 1990 - e desde 1977, quando o australiano Ken Roswell, em 1977, triunfo no torneio de Hong Kong com mais de 43 anos.
O francês, atualmente n.º 52 do ranking ATP, completou 38 anos dia 1 de setembro, na última madrugada derrotou o belga Zizou Bergs, 66.º da hierarquia e que aos 25 anos disputou a sua primeira final ATP, com os parciais de 6/3 e 6/4, depois de ter afastado o português Nuno Borges nas meias-finais.
Esta vitória significa muito. A idade pesa, claro, mas continuo a trabalhar para poder produzir um bom ténis. O meu primeiro título foi há vinte anos e ainda tenho paixão pelo ténis. Ganhar aqui é lindo, é a primeira vez que volto aqui em doze anos e poder levantar o troféu é especial. Estou nos courts há mais de vinte anos!
Este foi o 13.º título ATP na carreira de Monfils que subirá para 41.º na lista dos melhores do Mundo. Há um ano, a sua mulher, a tenista ucraniana Elina Svitolina tinha perdido a final, este ano o marido vingou a sua derrota.