Nos dias de hoje ligar a televisão e ver em direto um jogo de futebol em qualquer parte do mundo é algo banal. Mas, há precisamente 67 anos, era uma miragem.

Foi a 9 de fevereiro de 1958 que, a partir do Estádio José de Alvalade, localizado perto dos estúdios da RTP, então no Lumiar, Portugal assistiu, pela primeira vez, a um jogo em direto na televisão, ainda a preto e branco, claro. No relvado o Sporting venceu o Áustria Viena, por 4-0, com golos de Vadinho, Ivson (2) e David Júlio, num jogo de caráter particular.

Nas imediações do estádio o aparato era mais do que muito, com o carro de exteriores, um Mercedes Benz amarelo, a dar nas vistas e a despertar a curiosidade dos transeuntes.

Diga-se que o relato do jogo foi feito por Domingos Lança Moreira, enquanto Fernando Seromenho e Mário Cília estiveram encarregues das entrevistas e comentários, tendo sido, ainda, destacada uma equipa de três redatores, nomeadamente, Serafim Marques, José Manuel Marques e Artur Fernandes, enquanto Torcato David teve a seu cargo toda a parte técnica.