Christian Horner criticou Zak Brown da McLaren por levantar preocupações sobre o agora banido dispositivo de ajuste do bib frontal da Red Bull Racing, classificando as queixas como distrações estratégicas alimentadas por “paranoia”.

A controvérsia surgiu após equipas rivais acusarem a Red Bull de potencialmente manipular a altura de condução frontal do RB20 durante as condições de parc fermé, uma clara violação das regulamentações da Fórmula 1. O dispositivo em questão alegadamente permitia à Red Bull alterar o desempenho do carro após a qualificação, levando a McLaren a pedir penalizações severas.

Horner, quebrando o seu silêncio pela primeira vez desde que a controvérsia eclodiu, desconsiderou as queixas da McLaren como infundadas e sugeriu que a frustração, em vez de uma verdadeira violação das regras, estava a impulsionar as acusações. Ele notou que o mecanismo da Red Bull tem sido utilizado legalmente há três anos e sempre foi transparente para a FIA e equipas rivais.

“Tem havido um pouco de queixas por parte de um dos nossos rivais,” disse Horner. “É trabalho da FIA investigar, e este tem sido um componente de código aberto nos últimos três anos. A FIA está satisfeita com isso, apenas para satisfazer alguma paranoia noutro lugar no paddock.”

O chefe da Red Bull insinuou que as preocupações vocais da McLaren eram uma tentativa de distrair da sua própria situação. Com a McLaren a subir para desafiar a Red Bull tanto no campeonato de pilotos como no de construtores, Horner sugeriu que Brown poderia estar a tentar desviar a atenção das próprias dificuldades de desempenho da McLaren.

“Às vezes, para desviar a atenção do que se passa na sua própria casa, acende um fogo em outro lugar,” brincou Horner, aludindo à possível estratégia da McLaren para criar pressão sobre a Red Bull à medida que o campeonato se intensifica.

O dispositivo T-tray da Red Bull, que ajuda a ajustar a altura do carro, foi alvo de intensa escrutínio após suspeitas de que tinha sido alterado em violação das regras de parc fermé. No entanto, Horner assegurou que o dispositivo permaneceu inalterado uma vez que o carro estava em parc fermé, e que a FIA realizou inspeções minuciosas, não encontrando nada de ilegal.

“O T-tray faz parte do nosso carro há três anos,” continuou Horner. “Não mudou, e a FIA analisou-o após Singapura e ficou mais do que satisfeita com ele. Não fizemos nada de errado.”

Com ambas as equipas a lutar pelo campeonato e o CEO da McLaren, Zak Brown, a exigir uma investigação profunda, Horner mantém-se confiante de que as inovações da Red Bull estão dentro das regulamentações. A FIA, embora tenha permitido que a Red Bull continue a usar o dispositivo nos treinos, esclareceu que quaisquer ajustes feitos após a qualificação seriam ilegais. Até agora, não surgiram provas concretas que sugiram que a Red Bull violou as regras.

À medida que a temporada de Fórmula 1 de 2024 se aproxima do seu clímax, a guerra de palavras entre as duas equipas acrescenta uma camada extra de drama. A McLaren, ansiosa por diminuir a diferença na corrida pelo título, parece determinada a manter os holofotes sobre as práticas da Red Bull, mas Horner permanece impassível.

A disputa sublinha os altos riscos na F1, onde a inovação e a interpretação das regras muitas vezes andam numa linha ténue. Para já, o foco da Red Bull continua a ser a defesa dos seus títulos enquanto enfrentam tanto os desafios na pista como as intrigas nos paddocks.