![Hugo Oliveira confiante e respeitador para o dérbi: «Vitória nunca é uma equipa frágil»](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Se esta sexta-feira é dia de clássico - FC Porto e Sporting medem forças a partir das 20.15 horas -, este sábado é dia de dérbi. No caso, um dos vários dérbis minhotos do calendário nacional. Famalicão e Vitória de Guimarães estarão frente a frente (20.30 horas) num dos duelos mais apetecíveis desta 21.ª jornada da Liga.
Em Vila Nova respira-se (agora) melhor, isto depois do triunfo dos azuis e brancos do Minho diante do Boavista (2-0), o primeiro da era Hugo Oliveira. Esse triunfo, que significou o seu jogo consecutivo a pontuar, depois do empate com o Estrela da Amadora (0-0), na ronda anterior, ofereceu, naturalmente, mais confiança aos famalicenses, pelo que é com uma positividade reforçada que está a ser encarado o duelo deste sábado diante dos vimaranenses.
O técnico do Famalicão sublinha a importância do triunfo no Bessa, salienta que a sua equipa está ainda mais preparada para manter o percurso ascendente, mas também não se coíbe de elogiar o Vitória de Guimarães, adversário que pode ser bastante incómodo. Mas o foco está apenas nos três pontos, assume.
«Vai ser um jogo difícil, contra um adversário muito competente e que, por natureza, é uma equipa extremamente agressiva e que joga de uma forma bastante objetiva. Nós trabalhámos bem, foi uma semana positiva e vamos chegar fortes e coesos a um jogo em que queremos ganhar. Vamos fazer tudo para vencer e para oferecer essa vitória aos nossos adeptos. O Vitória nunca é uma equipa frágil. É uma equipa sempre forte, não só pelo seu ADN competitivo e pela sua história, mas também porque está a fazer uma belíssima época. É verdade que perdeu alguns jogadores importantes, mas também é verdade que conseguiu encontrar soluções para as mesmas posições e com jogadores que conhecem bem a Liga. Não temos a mínima dúvida de que o Vitória vai chegar cá fortíssimo e confiante, mas vai encontrar um Famalicão que vai trabalhar muito para vencer. Peço aos nossos adeptos que estejam connosco do primeiro ao último minuto porque sabemos que o adversário também vai ter esse 12.º jogador», salientou, na conferência de Imprensa realizada ao início da tarde desta sexta-feira.
E é, precisamente, na junção do que foi feito num passado recente com a motivação do que deve ser representar o Famalicão que Hugo Oliveira encontra a chave para mais vitórias: «A intranquilidade é algo que vinha de alguns jogos e pelo facto de não conseguirmos os resultados que queríamos. Mas a verdade é que [com o Boavista] fizemos um jogo sério e extremamente competente. Fomos uma equipa organizada, tivemos sempre o jogo na nossa mão e poderíamos até ter feito mais golos. Foi também mais um jogo sem sofrer golos e tudo isso dá sempre confiança para o futuro. Podemos esperar um Famalicão competente, organizado e que saberá o que terá de fazer perante um adversário difícil. Sabemos o que ainda temos de evoluir e melhorar, mas vamos chegar ao jogo confiantes e vamos atacar a baliza adversária como é a nossa forma de estar, mantendo a coesão que temos tido nos últimos jogos.»
O líder máximo do emblema de Vila Nova foi também questionado sobre a janela de transferências que encerrou esta semana e deixou bem claro que está satisfeito com os jogadores que tem à sua disposição. «Temos um plantel equilibrado e cada jogador tem a obrigatoriedade de lutar pelo seu espaço. Isso vai fazer com que a equipa seja mais forte, que o dia a dia seja mais competitivo, e que nós possamos, através desse trabalho, chegar aos jogos mais fortes e com um nível de exigência ainda maior. Estamos satisfeitos com o grupo que temos», concluiu.