O director técnico da Red Bull, Pierre Waché, esclareceu as transformações significativas que ocorreram entre o RB20 e o seu sucessor, o RB21. A equipa analisou meticulosamente as armadilhas e desafios do RB20 e utilizou essas lições para melhorar o novo modelo para a temporada de 2025.

O RB21 demonstrou um desempenho forte durante os testes de pré-temporada, recebendo elogios de Max Verstappen, que confessou o seu prazer em conduzir o novo modelo. Este feedback positivo contrasta fortemente com a experiência de Verstappen com o RB20, que ele achou difícil de manobrar.

Waché explicou que o triunfo da Red Bull durante as primeiras etapas da temporada de F1 2024 foi ofuscado por dificuldades subsequentes, incluindo problemas de manuseio que os fizeram perder terreno para os rivais McLaren, Ferrari e Mercedes. Apesar da bem-sucedida defesa do título de campeão por parte de Verstappen, a Red Bull escorregou para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores devido à diminuição da competitividade e à falha de Sergio Perez em marcar pontos.

No entanto, a equipa demonstrou um progresso louvável durante o último trimestre do campeonato. Identificaram e corrigiram com sucesso a má direção do seu desenvolvimento, o que levou a vitórias imediatas para Verstappen na corrida Sprint nos EUA, e posteriormente no Brasil e no Qatar.

Durante a intertemporada, a questão crítica era a direção estratégica que a Red Bull tomaria para o último ano das atuais regulamentações. Perante os retornos decrescentes de uma mudança drástica, optariam pela evolução ou pela revolução? Waché revelou que decidiram reavaliar todo o carro, modificando a maioria dos componentes que poderiam não ser imediatamente visíveis.

A objetivo da equipa era tornar o RB21 mais amigável para os pilotos, reduzindo a picosidade do carro para proporcionar uma experiência de condução mais direta. Waché apontou que o carro redefinido oferece uma gama mais ampla de configurações, proporcionando mais liberdade, mas também exigindo mais tempo para determinar os melhores compromissos para diferentes pistas.

Waché descartou a ideia de que a Red Bull simplesmente refinou a abordagem utilizada durante as fases finais da temporada de 2024. Em vez disso, enfatizou que a equipa re-conceptualizou o carro numa nova direção, resultando no RB21 a ser cerca de 0.3 a 0.4 segundos mais rápido por volta do que o RB20.

Um problema significativo que afetou o RB20 foi um problema de correlação entre os dados da vida real e o desempenho simulado do carro. Waché admitiu que não tem total confiança em resolver esses problemas, mas enfatizou a importância de usar as ferramentas e informações disponíveis para tomar decisões.

O antigo diretor técnico da Red Bull F1, Adrian Newey, havia sugerido anteriormente que o desenvolvimento do RB20 tinha desviado devido à inexperiência da equipa. Waché, no entanto, expressou a sua indiferença em relação a esses comentários, focando-se em vez disso na importância de aprender com os erros do passado e de melhorar continuamente para o futuro.

Waché concluiu enfatizando que o seu objetivo não é a fama pessoal, mas o sucesso da equipa Red Bull. Ele elogiou o trabalho árduo e a dedicação dos jovens membros da equipa e expressou a sua satisfação em vê-los crescer e contribuir para o desempenho da equipa.