Javier Tebas pediu a Gianni Infantino, presidente da FIFA, para terminar com o Mundial de Clubes. Presidente da La Liga contra competição.

Javier Tebas, presidente da La Liga, voltou a apelar ao fim do Mundial de Clubes no novo formato que terá lugar no verão de 2025. No seu discurso no II Fórum da União Europeia, em Bruxelas, Javier Tebas deixou recado a Gianni Infantino, presidente da FIFA.

«Não é necessário para os jogadores, nem para os clubes, nem para a FIFA, e a única coisa que faz é desorganizar. Presidente da FIFA, sabe que não vendeu os direitos audiovisuais por causa do orçamento que disse. Sabe que não tem os patrocínios que tinha prometido e sabe que as ligas e os sindicatos dos jogadores não querem o Mundial de Clubes. Retire o Mundial de Clubes agora», começou Javier Tebas que prosseguiu.

«Vamos sentar-nos para negociar. Diálogo e negociação são diferentes, a negociação termina com o acordo e o diálogo termina com nada, estamos a conversar com a FIFA há anos. Estou certo de que chegaremos a acordo. Os propósitos que tem para o mundo do futebol, também os temos. Não somos egoístas. Isto não se resolve com um Mundial de Clubes», incentivou o presidente da La Liga antes de lançar um novo apelo.

«Apelo agora à FIFPRO. Temos de mudar o rumo da governação. Ontem iniciámos um caminho que deve continuar. Não caiamos na armadilha que sempre nos foi preparada. Se não cairmos, o sucesso será nosso. Quem negoceia o acordo coletivo nas ligas nacionais é a liga e os sindicatos, temos de transferir isto para o mundo internacional», concluiu Javier Tebas.

Em conjunto com a Premier League e a FIFPRO, a La Liga vai denunciar à União Europeia a sobrecarga no calendário desportivo no mais alto nível do futebol. Javier Tebas já se pronunciou sobre o assunto.