Jeffrey Buis ganhou este sábado a primeira corrida do Mundial de Supersport 300 em Portimão – que marcou oficialmente o início da última época da história da categoria.

Beñat Fernández (Team#109 Retro Traffic Kove) partiu da pole position depois de na Superpole ter batido Carter Thompson (MTM Kawasaki) por apenas 39 milésimos. Mas, no fim da primeira volta, a liderança era de Phillip Tonn (Freudenberg KTM-Paligo Racing).

O alemão foi um dos animadores do grupo da frente ao longo de toda a corrida, mas a partir da oitava volta foi o seu colega de equipa, Buis, a ter a supremacia. Daí em diante, o holandês conseguiu construir uma margem na liderança, acabando por ganhar com 0,658s de avanço para Julio García (Prodina Kawasaki Racing Sport).

A luta pelo segundo lugar foi empolgante até ao fim, com cinco pilotos separados por menos de meio décimo de segundo na reta da meta. Antonio Torres (Team Prodina XCI/Kawasaki) foi terceiro a 0,005s de García e apenas 13 milésimos na frente de Fernández, enquanto Hugo Maier (Yamaha AD78 FIMLA by MS Racing) terminou em quinto a 0,021s do segundo classificado. Thompson foi terceiro a 48 milésimos.

Esta corrida ficou marcada pela queda de Unai Catalayud (ARCO MotoR University Team/Yamaha) na quinta volta. O espanhol fraturou três ossos no pé esquerdo e foi declarado inapto depois de ser examinado no centro médico do circuito.

Resultados: