![Jéssica Rodrigues quer](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A patinadora Jéssica Rodrigues disse esta terça-feira que só quer "aproveitar o momento" e que ainda não pensa em viver fora do país, depois de ser campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo, em Itália.
"Para já, acho que estou bem cá. O meu desporto é a patinagem sobre rodas, o gelo é só para complementar. Por isso, acho que ainda é um pouco cedo para dizer que quero viver fora e ter uma vida diferente", revelou a atleta, durante uma homenagem na sede do Governo Regional da Madeira, na Quinta Vigia, no Funchal.
Natural da Ponta de Sol, na Madeira, a patinadora lembrou que, para competir ao mais alto nível, são necessários estágios "de duas a três semanas" no estrangeiro, que costumam decorrer na Holanda e na Alemanha, aproveitando para pedir "mais condições" de trabalho por parte da Federação de Desportos de Inverno de Portugal.
"[Nos últimos estágios] Não tínhamos o acompanhamento de ninguém, nem do nosso treinador, e eu acho que era muito importante o nosso treinador ter vindo connosco. Tínhamos de nos deslocar para a pista e para casa de bicicleta, porque não tínhamos transporte e eu acho que podíamos evoluir nisso", constatou.
Depois do 'ouro' obtido no Mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo, em 09 de fevereiro, o objetivo agora passa por garantir presença nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, em Itália, mas, para isso, é necessário fazer provas individuais, que vão ter lugar ainda este ano.
"Em setembro, vou lutar para conseguir os mínimos para as Taças do Mundo seniores, tentar passar para a divisão A e conseguir ficar entre as 16 primeiras", revelou.
Orgulhoso com a conquista internacional de uma patinadora madeirense, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, destacou a "qualidade, força, empenho e determinação" dos atletas locais, potenciada pela aposta do seu executivo em políticas de incentivo à prática desportiva.
"O apoio ao desporto é transversal a todos os setores da nossa sociedade. Ou seja, em termos da percentagem de atletas, no rácio com a população da ilha, nós temos um grande sucesso, porque, desde o desporto escolar, os jovens começam a praticar e a ter acesso ao desporto", notou.
Em vésperas de eleições regionais na Madeira, antecipadas para 23 de março, o governante explicou que as sucessivas crises políticas na Região Autónoma da Madeira [RAM] têm dificultado a implementação de mais apoios financeiros, uma vez que para isso acontecer "é preciso ter Orçamento [Regional]" aprovado.
"Neste momento, estamos à espera de atualizar o PRAD (Plano Regional de Apoio ao Desporto) e andam aqui a brincar, a deitar governos abaixo e a chumbar Orçamentos e depois dizem que a culpa é do Governo [Regional da Madeira]", reforçou Miguel Albuquerque.
Jéssica Rodrigues sagrou-se campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de massa start, em prova realizada na localidade de Collalbo, em Itália.
A jovem, de 18 anos, fez história ao conquistar o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno, após também ter alcançado o melhor resultado de sempre de um patinador português numa prova da Taça do Mundo de juniores, ao ser quarta em mass start, em dezembro.
Em 26 de janeiro, a patinadora madeirense obteve também o primeiro diploma olímpico de um atleta português em Jogos de Inverno, ao terminar em sexto lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangow, na Coreia do Sul, novamente na disciplina de mass start.