
As duas jogadores chegavam à ultima partida a precisar de uma vitória para ficar em primeiro lugar no grupo 3, a única posição que garantia a passagem às eliminatórias.
Isto depois de, na terça-feira, a favorita Wang ter sido surpreendida pela veterana francesa de 39 anos Yuan Jia Nan, que venceu por três parciais a um.
Na segunda-feira, na estreia da competição, Shao, atual 52.ª do ranking mundial e a única representante portuguesa no torneio, tinha empatado a dois parciais com Yuan, 44.ª do mundo.
O encontro de hoje começou muito equilibrado, e foi só nos últimos dois pontos que Wang, de 28 anos, conseguiu desfazer uma série de empates e fechar o primeiro parcial por 11-9.
A história foi muito diferente no segundo 'set', com a favorita Wang a impor o seu jogo e vencer facilmente por 11-2.
A portuguesa de 31 anos entrou bem melhor e chegou a estar em vantagem no terceiro parcial, mas não conseguiu impedir a chinesa de voltar a vencer, desta vez por 11-3.
A olímpica lusa mudou de serviço a começar o último 'set', para tentar surpreender Wang. O parcial foi bem mais renhido, mas acabou também com a vitória da chinesa, por 11-7.
Além de vencer o encontro, que durou 27 minutos, por quatro parciais a zero, a terceira do mundo garantiu o acesso às eliminatórias.
A Taça do Mundo vai decorrer até 20 de abril em Macau, pelo segundo ano consecutivo, depois de uma pausa de quatro anos devido à pandemia de covid-19. O torneio irá distribuir prémios totais no valor de um milhão de dólares (884 mil euros).
A competição conta com 48 jogadores em cada uma das categorias, masculina e feminina, incluindo o número um do ranking, o chinês Lin Shidong, e a campeã mundial, a também chinesa Sun Yingsha.
VQ // CAD
Lusa/Fim