Joan Mir está afastado do GP de San Marino de MotoGP. Depois de ter ficado ausente dos compromissos de imprensa na quinta-feira e dos treinos de ontem, a gastroenterite do piloto da Repsol Honda sofreu um agravamento depois das melhorias de ontem.

O diretor de equipa Alberto Puig resumiu a situação numa entrevista à transmissão oficial do site do campeonato: ‘Ontem à tarde ele começou a sentir-se muito bem, ele saiu da caravana, ele foi dar um passeio, a cor da cara dele voltou ao normal porque antes estava branca! E ele estava muito bem, ele até pôde comer e aceitou, e foi dormir. Tudo esteve bem de noite, mas esta manhã depois de ele acordar tomou o pequeno-almoço e vomitou outra vez, tendo de novo uma cara branca’.

Perante o novo agravamento do estado de saúde, Mir consultou os médicos que indicaram que não deveria pilotar, e assim ficará ausente do GP de San Marino… com a esperança de poder participar no teste de segunda-feira: ‘Então fomos consultar o médico, e parece que os níveis de estamina dele estão outra vez muito baixos, e o dr. [Ángel] Charte acabou por recomendar fortemente para não ir. Isto significa que ele não vai hoje, então ele não irá para o resto do fim de semana. Agora o nosso objetivo é só o teste de segunda-feira porque isso é tudo o que podemos fazer. Ele tentará descansar tanto quanto possível para segunda-feira, e depois veremos se ele consegue ir na segunda-feira’, disse Puig.

O responsável admitiu que não seria nada desejável Mir falhar o teste: ‘Bem, seria uma grande desvantagem não o ter, diria. Mas está fora do nosso controlo. Esperemos que o corpo dele recupere, e ele irá tomar muitos medicamentos e também antibióticos’.