Começa esta segunda-feira um novo ciclo no Sporting, depois da despedida triunfal de Ruben Amorim em Braga, onde os ‘leões’ ganharam por 4-2 com direito a reviravolta. João Pereira, o homem da casa escolhido para suceder ao amigo de infância, é agora apresentado em Alvalade.

"É um orgulho, um privilégio e uma honra ser apresentado como treinador do Sporting. Quero agradecer a todos pela confiança em mim e na minha equipa técnica e quero deixar uma palavra de agradecimento ao Ruben por tudo que fez pelo futebol português e, principalmente, pelo Sporting. O Ruben deixa um legado, que não é só de vitórias, conquistas e recordes, também é a união que conseguiu criar no seio da família sportinguista", começou por dizer João Pereira, que assina contrato até 2027.

Questionado sobre como é o João Pereira enquanto treinador, o antigo lateral e internacional português, que vai ter a primeira experiência a treinar na Primeira Liga, diz que está "muito mais calmo” do que nos tempos em que calçava as botas e que “o maior erro seria querer imitar alguém”.

"Sou um treinador que detesta perder, sou muito competitivo, quero que as minhas equipas sejam muito aguerridas, mas sou uma pessoa muito mais calma do que era como jogador."

“Estou confiante que as coisas vão correr bem”

O legado de Ruben Amorim, que deixa o Sporting rumo ao Manchester United, após conquistar dois campeonatos, duas Taças da Liga, uma Supertaça e uma série de recordes pelo meio, não intimida o sucessor.

“Se tivesse dúvidas e se pensasse que correria mal, não estaria aqui, estaria em casa com os meus filhos. Isso não me passa pela cabeça, faltam muitos jogos, mas temos de ser positivos e estou confiante que as coisas vão correr bem.”

Em Alvalade, o momento mais emocionante estava reservado para o fim da conferência. Numa das últimas perguntas, João Pereira emocionou-se ao falar do pai, que “foi e continua a ser um grande sportinguista”.

“Ainda não falei bem com o meu pai. A única pessoa que sabia, para além do Varandas, era a minha esposa. Eu não queria criar distrações tanto para a equipa principal como para a equipa B. Quando sair daqui vou dar um grande abraço ao meu pai, que foi e continua a ser um grande sportinguista. Uma das maiores alegrias que lhe dei foi ter sido campeão aqui, com os meus filhos, e ele ter a possibilidade de pisar o relvado comigo.”

“Daqui a 4 ou 5 anos, estará num dos mais poderosos da Europa”

Antes das palavras do novo treinador, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, foi o primeiro a discursar.

“O João Pereira vai encontrar um grupo de jogadores fabuloso, um capitão fabuloso, um staff fabuloso e, sobretudo, um Sporting que o vai proteger e permitir crescer enquanto treinador. Já o Sporting vai encontrar um treinador que vai continuar a fazer o clube crescer”, afirmou o dirigente, projetando uma carreira internacional para João Pereira. “Tenho muito poucas dúvidas que, daqui a quatro ou cinco anos, estará num dos clubes mais poderosos da Europa”.

João Pereira, campeão nacional pelo Sporting em 2020/21, orientado justamente por Ruben Amorim, foi anunciado, sem surpresas, esta manhã como novo treinador da equipa principal.

O antigo lateral e internacional português estava na equipa B dos ‘leões’, após duas épocas nos sub-23, e já fazia parte dos planos dos dirigentes leoninos para um futuro que, face à transferência de Amorim para o Manchester United, se tornou presente.

“Estamos a apresentar João Pereira como novo treinador da equipa principal sete meses antes do planeado. Acaba por ser uma escolha natural mas que teve início há cerca de quatro anos. Conheço o João como jogador há mais de 14 anos”, diz o presidente do Sporting.

Com três passagens por Alvalade como atleta (2010-2012, 2015-2016 e 2021), a última quando os 'leões' voltaram a conquistar a Liga 19 anos depois, João Pereira ostenta uma longa relação de amizade com Frederico Varandas.