João Pereira e Bernardo Pinheiro tiveram um balanço positivo no Campeonato Internacional Amador de Espanha Masculino, Copa S.M. el Rey, que a 'Real Federación Española de Golf' organizou no Real Club de Golf Guadalhorce, nos arredores de Málaga.

Ambos passaram a primeira fase, disputada em stroke play (por pancadas), mas perderam depois na segunda fase, em match play (eliminação direta).

Como explicou o press officer da Federação Portuguesa de Golfe, Rodrigo Cordoeiro, esta 110.ª edição foi histórica porque, "pela primeira vez, apuraram-se 64 jogadores (e não 32) para a fase de match play, o que levou à expansão da prova de cinco para seis dias".

João Pereira - que há um ano já tinha dado boa conta de si, com um 22.º lugar neste mesmo torneio, então em Palma de Maiorca, e com um 41.º lugar no Campeonato Internacional Amador Masculino de Itália -, teve uma boa prestação em Málaga, ao assegurar a 21.ª posição, entre 120 participantes, com 145 pancadas, 1 acima do Par, após voltas de 72 e 73.

Depois, na primeira ronda do 'mata-mata', foi afastado pelo Louis Klein, o vice-campeão deste ano no Campeonato Internacional Amador de Portugal. O resultado final foi de 2/1, mas como salientou Rodrigo Cordoeiro, "chegou a ter uma vantagem de 2 up com 10 buracos jogados e liderava por 1 up aos 12 buracos".

A presente temporada começou bem para João Pereira, ao vencer o 1.º Torneio do Circuito Aquapor, no Penina, em Portimão. O jogador da Aroeira PGA, que representa a seleção nacional amadora da FPG, também teve um top-50 no Campeonato Internacional Amador de Portugal.

Quanto a Bernardo Pinheiro, começou por ser o 56.º, passando mesmo no limite à segunda fase. Totalizou 150 pancadas, 6 acima do Par, após duas voltas de 75. Curiosamente, empatou com Alex Amey, que reside no Algarve, já jogou por Espanha e agora representa a Suíça.

Depois, Bernardo Pinheiro cedeu também por 2/1, na primeira ronda, frente ao neerlandês Denny Kloat. Chegou a estar empatado até ao 10.º buraco. Foi talvez o segundo melhor resultado internacional do jogador do Club de Golf de Miramar, depois de ter sido 15.º no Triple A european Masters de 2024, em Espanha.

A seleção nacional amadora foi a Málaga acompanhada por Gonçalo Pinto (o treinador do profissional Ricardo Melo Gouveia, do DP World Tour), e integrou ainda Konstantin Mikirtumov (Club de Golf do Estoril) e Diogo Rocha (Miramar), que falharam o cut. Konstantin Mikirtumov (85.º) somou 153 (72+81), +9; E Diogo Rocha (108.º) totalizou 158 (81+77), +14.

O 110.º Campeonato Internacional Amador de Espanha Masculino, Copa S.M. el Rey foi ganho pelo francês Hugo Le Goff que derrotou o italiano Filippo Ponzano por 5/3, numa final reduzida de 36 para 18 buracos devido às más condições meteorológicas.

Hugo Le Goff é considerado um prodígio em França, onde, com apenas 13 anos, venceu o Campeonato Nacional Amador, em 2023. No ano passado, já se tinha imposto no Grand Prix de Bayeux (França) e foi 12.º no Campeonato da Europa Individual Amador Masculino, com apenas 15 anos. Desde os 13 anos já jogou por três vezes o famoso Open de França do DP World Tour, sem nunca ter passado o cut.