Quando acompanhamos apaixonadamente um desporto, há sempre um jogador que nos imaginamos a ser. Se fosse eu ali no campo, era assim que queria jogar… No meu caso, esse jogador é Josh Allen.Josh Allen é o Quarterback dos Buffalo Bills, tem 28 anos e está na sua sétima temporada na Liga. Apesar de um percurso universitário mais modesto, começando na JUCO na Reedley College antes de subir à Divisão 1 transferindo-se para Wyoming, da FBS, Allen chamou à atenção o suficiente para ser uma das opções para a primeira escolha do Draft de 2018. Essa honra acabaria por calhar a Baker Mayfield, sendo Allen a sétima escolha.

Aquando da sua chegada a Buffalo, era ainda um produto em bruto e na sua primeira temporada, na qual foi titular em 11 jogos, passou mais vezes para interceções que para Touchdowns e terminou com uma abismal percentagem de passes completos de somente 52,8%. Contudo, já nesse ano mostrou a sua mobilidade para correr com a bola (631 jardas e 8 Touchdowns), o que terá contribuído para que a equipa não desistisse dele. E essa foi a decisão acertada, porque Allen foi melhorando de ano para ano e, com ele, também os resultados da equipa.

Tanto que hoje Josh Allen é uma das estrelas da liga e o grande candidato a vencer o MVP da época que agora se aproxima do fim. A título individual, as duas seleções para a Pro Bowl parecem pouco para um jogador que deu um novo fôlego a uma equipa há anos afastada do topo das classificações. Depois dos quatro títulos de Conferência consecutivos de 1988 a 1991, veio o descalabro e desde 1995 que não ganhavam a AFC Este até chegar Josh Allen. Agora, os Bills já confirmaram nesta temporada o seu quinto título divisional de rajada.

Mas, o que faz de Josh Allen um Quarterback tão diferente? O que fez dele capaz de fazer ressurgir uma equipa adormecida? O que me leva a admirá-lo? Bom, a primeira parte da resposta é simples. Como qualquer um dos grandes da posição, Allen tem uma capacidade de passe fenomenal. Passes longos, curtos, em jeito ou em força, em todos, Allen tem uma execução exemplar e, em particular, as bolas profundas são uma das suas maiores armas.

A segunda também é algo comum no Futebol moderno, a mobilidade. Dotado de um físico impressionante, correr com a bola na mão também é para ele, frequentemente alcançando números consideráveis de jardas por este modo, além de pontos, tanto que na época passada, ele e Jalen Hurts se tornaram os novos recordistas de Touchdowns pelo chão para um Quarterback numa só época regular, com 15 para cada um.

Mas, o que realmente faz a diferença e o torna um jogador especial é a combinação dessas duas, é o que Allen consegue fazer quando decide passar em movimento. Parar um bom Quarterback que passa a partir do seu bolso ou quando está em corrida já é difícil o suficiente para uma defesa, mas conter um que consegue manter a exatidão no ataque ao alvo quando em movimento e a fugir da linha defensiva é missão quase impossível. Porém, estas palavras todas não são capazes de explicar o quão lindo é o Futebol quando Josh Allen corre para a direita lança a bola na passada como um foguete e acerta em cheio nas mãos de um colega de equipa. É preciso ver para perceber.