Jonas Vingegaard venceu o contrarrelógio do Malhão e conquistou a Volta ao Algarve ao recuperar da sexta posição com que iniciou esta última etapa da prova.    

O dinamarquês da Visma-Lease a Bike superou por onze segundos o companheiro de equipa Wout van Aert, que seguiu na classificação da etapa, um contrarrelógio de 19,6 quilómetros, entre Salir e o Alto do Malhão. O italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) foi terceiro, a 15 segundos do vencedor. 

João Almeida (UAE Emirates), que arrancou para o derradeiro dia da Algarvia na segunda posição da geral, com 19 segundos de vantagem sobre Vingegaard, perdeu 31 para o nórdico, registando apenas o sexto tempo. O português ficou na segunda posição da classificação geral, a 14 segundos do camisola amarela final. 

Quem envergava este símbolo de liderança antes do contrarrelógio, o suíço Jan Christen (UAE Emirates) não fez melhor do que o 27.º tempo, a 1.17 minutos de Jonas Vingegaard, e caiu para o 10.º lugar da geral.     

Na posição seguinte ficou António Morgado (UAE Emirates), a 1.21 minutos de Vingegaard, e consequentemente desceu à 11.ª posição da geral.    

Um dos candidatos à vitória, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora-hangrohe) também desiludiu, ao terminar na 12.ª posição no contrarrelógio, a 49 segundos do rival Jonas Vingegaard. O esloveno terminou a Volta ao Algerve na oitava posição, a 52 segundos do vencedor.