![José Gomes: o jogador mais valioso da 21.ª jornada da Liga](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Numa jornada que complicou as contas no topo (o empate no Dragão permitiu a aproximação das águias aos leões e o encosto dos guerreiros nos dragões) e descomplicou-as na cauda da tabela (as derrotas dos quatro últimos criaram um ligeiro fosso para a concorrência entre os mais aflitos), O jogador mais valioso de A BOLA foi o lateral-esquerdo José Gomes, 28 anos, um dos quatro marcadores que bisaram e único defesa, determinante na vitória do Nacional em Faro (2-0), primeira na época como visitante. Aliás o antigo campeão nacional de juniores pelo SC Braga em 2013/14 — presente em todas as jornadas e substituído só já perto do fim em três partidas — é agora, a par de Otamendi, o defesa com mais golos na prova (três, e só um deles foi de bola parada num pontapé de canto) na sua estreia no principal campeonato depois de 10 épocas na Liga 2 ao serviço de SC Braga B, Penafiel, Chaves e Nacional.
Destaque também para os outros três jogadores que bisaram no fim de semana: Roger Fernandes, Begrauoi e Pavlidis, todos designados como o melhor em campo nos seus jogos e decisivos para os triunfos, mais ou menos suados, das respetivas equipas.
Referência ainda para o lateral Larrazabal, autor da assistência para o solitário golo da vitória do Casa Pia diante do Estrela da Amadora; Ricardinho que, a marcar e construir, desenhou o êxito do Santa Clara nas Aves; e Tiago Morais, autor do golo da jornada no empate arrancado a ferros pelo Rio Ave em Arouca.
O mistério quanto aos problemas físicos de Viktor Gyokeres vai-se adensando e os poucos minutos jogados pelo sueco nos últimos tempos — somou apenas dois pontos nas derradeiras três rondas — poderiam ter posto em causa a sua posição no topo da tabela de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga que ocupa desde a 4.ª jornada. Mas como os principais rivais disseram adeus a Portugal (Nico González e Galeno) ou estão também bem distantes do que já fizeram (o desgastado Trincão), o nórdico mantém a sua folgada liderança. Entre os primeiros o destaque vai assim para Samu — sem marcar há cinco jornadas quando faturara em nove dos anteriores 12 jogos para a Liga! — autor da assistência para o golo da igualdade portista no clássico do Dragão e que subiu ao 5.º lugar.
Sem novos nomes no top-10 registo para a subida de duas posições de Gabriel Silva (agora 6.º), a cobrar o livre que abriu o ativo para o Santa Clara e é o mais valioso jogador fora dos quatro grandes.
Referência ainda para o salto de oito lugares de Otamendi (21.º), que marcou pela terceira vez na sequência de pontapé de canto. Nos trinta da frente passam a figurar Pavlidis, o vencedor semanal José Gomes e Hjulmand.