Começou a temporada do Mundial de EnduroGP, com Josep García a entrar em bom plano no EnduroGP de Portugal em Fafe este sábado – ao liderar por 4,79s.

Na Super Test noturna de ontem, Dominik Olszowy (Rieju) foi o mais veloz, batendo Zachary Pichon (TM Moto Boano) por 0,11s, sendo Hamish MacDonald (Sherco) terceiro. García (Red Bull KTM) foi apenas nono a 2,12s.

Mas a competição «a doer» começou este sábado de manhã, com os pilotos a enfrentarem três voltas a um circuito com mais de 53km de extensão. Na primeira Special Test do dia, García ditou o ritmo para assumir a liderança na frente de Steven Holcombe (Honda Racing RedMoto).

Estes foram dois dos protagonistas de sábado, a par de Andrea Verona (GasGas), que chegou a liderar a meio do dia – depois da Special Test 7 (Enduro). Também Pichon entrou na luta, mas no fim do dia foi mesmo García a superiorizar-se, sendo Pichon segundo a 4,79s e Holcombe terceiro, com Verona em quarto.

García e Pichon foram os mais fortes, respetivamente, em Enduro 1 e Enduro 2, enquanto MacDonald foi terceiro impondo-se no Enduro 3.

Em Junior, Kyron Bacon (MGR Kawasaki) terminou na frente deste primeiro dia do EnduroGP de Portugal, ficando 2,09s na frente de Kevin Cristino (Fantic Factory Racing Enduro Team Specia). Já em Youth foi Romain Dagna (KTM) a superiorizar-se face a Alberto Elgari (TM Moto Boano), enquanto a melhor feminina foi Francesca Nocera (Honda RedM,oto) com claros 1m11,41s de avanço para Rachel Gutish (Rieju). Em Junior Woman, a mais forte de sábado foi Elizabeth Tett (TM) com 2m05,64s de margem perante Lorna Lafont (Sherco).

Quanto aos portugueses, Bruno Charrua acabou o dia do EnduroGP em 33.º a 6m55,71s de García. Em Junior, Rúben Ferreira (Beta) alcançou o 12.º lugar a 4m10,79s do topo, e em Youth Francisco Leite (Sherco) ficou em 16.º a 15m57,92s do líder. Já em feminino, Joana Gonçalves (Husqvarna) concluiu o dia em quinto a 6m02,23s de Nocera, averbando 15 segundos de penalização.