Igual a si próprio, Joshua Kimmich não embarcou nas críticas generalizadas aos apertados calendários dos clubes europeus. Numa altura em que as questões relativas aos muitos jogos que os futebolistas têm de aguentar no Velho Continente estão na ordem do dia, o capitão do Byern Munique inverteu a tendência...

"É possível que aquilo que vou dizer possa ser pouco popular, mas sou daqueles que quer jogar sempre. Tenho muita vontade de jogar os encontors da Liga das Nações. Prefiro uma semana com vários jogos do que uma semana apenas com um", revelou o jogador na concentração da seleção da Alemanha.

Questionado sobre se o aumento de lesões em jogadores dos principais clubes da Europa poderá estar relacionado com esta nova realidade, o craque foi sincero: "As lesões musculares estão relacionadas com a alta exigência. Muitas vezes são resultado de acidentes. Os plantéis são cada vez maiores e agora podem ser feitas mais substituições. Não sei se uma pessoa se lesiona mais por jogar mais jogos."