Na emocionante abertura da sessão de testes de pré-temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA no Qatar, a estrela das corridas Robert Kubica conquistou o primeiro lugar. O evento, apropriadamente denominado ‘O Prólogo’, viu Kubica estabelecer um tempo de volta recorde de 1:41.673. Ele demonstrou uma notável destreza ao volante do impressionante Ferrari #83 da AF Corse, que foi o mais rápido da sessão.

A performance de Kubica foi notavelmente superior, quase três décimos de segundo mais rápida do que a do seu concorrente mais próximo, Will Stevens da JOTA Cadillac, que estava no carro #12. A equipa de fábrica da Cadillac deixou uma forte impressão, garantindo, em determinado momento, as duas primeiras posições, com o seu segundo carro a terminar em sexto lugar.

James Calado, ao volante do Ferrari 499P #51, o primeiro dos Ferraris de fábrica, conquistou o terceiro lugar. No entanto, ele foi mais de meio segundo mais lento do que Kubica. Seguindo de perto em quarto lugar estava Dries Vanthoor no BMW M Hybrid V8 #15, a meros 0.007 segundos atrás de Calado. A quinta posição foi ocupada por Nicklas Nielsen, ao volante do Ferrari de fábrica irmão, o #50, que terminou a um décimo de D. Vanthoor.

A sessão de três horas não esteve isenta de drama. Quatro incidentes com bandeira vermelha interromperam o evento, com mais de 35 minutos perdidos devido a estas paragens. O Ferrari 296 GT3 #21 da AF Corse, conduzido por Francois Heriau, o Mercedes-AMG GT3 #60 da Iron Lynx com Claudio Schiavoni ao volante, Laurens Vanthoor no Porsche 963 #6, e finalmente o Ford Mustang GT3 #77 da Proton, conduzido por Ben Luck, estiveram todos implicados nessas interrupções.

Particularmente notável foi o problema com o Porsche #6. Um representante da Porsche revelou à Motorsport Week que o carro sofreu de um problema suspeito no sistema de combustível. Como resultado, foi necessária uma alteração no motor de combustão interna do carro.

Na categoria LMGT3, Ben Barnicoat assumiu a liderança no Lexus RC F GT3 #78 da ASP, registando um tempo de volta de 1:55.862. Ele foi seguido de perto por Daniel Juncadella no Corvette Z06 GT3.R #33 da TF Sport, que foi apenas um décimo de segundo mais lento que Barnicoat. Davide Rigon, ao volante do Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse, garantiu a terceira posição.

A próxima sessão do Prologue é aguardada com expectativa e está agendada para começar às 18:00, hora local, ou 15:00 UTC. Esta sessão inicial preparou o terreno para uma temporada eletrizante do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, com os fãs já na expectativa.