
A fase de subida da Liga 3 está ao rubro. Finalizada a jornada 5, apenas três pontos separam o Sporting, segundo classificado, e o Varzim que ocupa a última posição. As duas equipas disputaram o primeiro jogo do dia em Paços de Ferreira, devido à interdição do Estádio dos poveiros ditada pela Federação Portuguesa de Futebol.
Pressionados pela vitória do líder Lusitânia de Lourosa no terreno do 1º Dezembro (1-3) no dia anterior, os jovens leões quase deram de mão beijada o primeiro golo ao Varzim logo no segundo minuto de jogo. O atraso de Rodrigo Dias para o guarda-redes Francisco Silva ficou curto e acabou por isolar Moshood, que atirou ao lado.
Os poveiros dominaram a primeira parte em toda a linha, mas foram traídos pela falta de eficácia. A ocasião com maior perigo pertenceu a Rodrigo Oliveira, que rematou forte ao poste, aos 17'. O empate ao intervalo era generoso para os comandados de João Pereira que acordaram nos segundos 45 minutos.
O alfaite Rodrigo Dias desenhou um cruzamento à medida de Flávio Gonçalves que, ao segundo poste, inaugurou o marcador aos 60'. Doze minutos depois, a justiça no resultado foi reposta da marca de penálti, após ter sido assinalada mão de Lucas Taibo dentor da área. Na marcação do castigo máximo, Cláudio Araújo não tremeu e fixou o 1-1 final.
Eficácia azul decisiva em Fafe
O empate dos jovens leões deixa-os a quatro pontos do Lourosa e com o Belenenses à perna. Os azuis venceram em Fafe e colaram-se ao segundo lugar da tabela. A primeira parte fica marcada por uma tripla ocasião em 30 segundos para a turma de João Nuno na sequência de um pontapé de canto, mas nem Triana, nem João Tavares acertaram no alvo.
No reatamento o Fafe subiu o nível, mas David Grilo segurou o empate, até ao golpe vitorioso dos azuis aos 71'. De central para central, Afonso Pinto isolou Nuno Tomás que, na pequena área, rematou à meia-volta para o fundo das redes fafenses.
Em Amarante, quem não marcou sofreu
À mesma hora da vitória do Belenenses, o Atlético perdeu no terreno do Amarante, que saltou quatro posições nesta jornada. Hélder Pedro, com um remate colocado, já dentro da área, inaugurou o marcador aos 37'.
Na segunda parte, o Atlético podia ter empatado a partida logo aos 47' mas Caleb, completamente isolado, perdeu o duelo contra o guarda-redes Didi. Diz o povo que quem não marca sofre e Ká Semedo fez questão de demonstrar que às vezes é verdade, com um penálti em movimento ao minuto 62, para alargar a vantagem do Amarante.
Feitas as contas da jornada 5, o grande vencedor foi o Lusitânia Lourosa. A turma de Pedro Miguel derrotou o 1.º Dezembro em Sintra (3-1) e, face aos resultados dos adversários diretos, reforçou a liderança da fase de subida.