Abril marca o início da fase a eliminar da Liga Portuguesa de Futebol Americano e, apesar de as equipas apuradas já estarem definidas à entrada para o último fim de semana - Cascais Crusaders, Lisboa Devils, Braga Warriors e Lisboa Navigators com a passagem garantida - faltava saber o alinhamento final para os jogos.

Neste fim de semana, o jogo mais aguardado da fase regular colocava frente a frente os Cascais Crusaders e Lisboa Devils, duas equipas invictas, com histórias recentes repletas de grandes momentos e que definiria então esse alinhamento.

O grande jogo do ano

A expectativa era imensa para ver os Lisboa Devils e Cascais Crusaders frente a frente. Como mencionado, ambas as equipas seguiam invictas, com cinco vitórias em cinco jogos disputados. Os Devils com o melhor ataque da competição e os Crusaders com a melhor defesa, pelo menos no que diz respeito a pontos marcados e sofridos.

O início do jogo foi atípico para as duas melhores equipas do campeonato, com ambas nervosas e a falharem na execução ofensiva, enquanto as defesas se destacavam. Seria uma jogada do atleta dos Crusaders, o linha defensivo João Miranda, que daria uma oportunidade de ouro aos Crusaders de marcarem os primeiros pontos da partida - oportunidade que não desperdiçaram, com Duarte Cruz a passar por vários adversários para colocar os primeiros pontos no placar.

Como tudo na vida, às vezes só precisamos de ver alguém fazer algo para percebermos que também conseguimos, e foi isso que Bernardo Solipa, quarterback e treinador dos Devils, fez. Imediatamente após o touchdown sofrido, acabou por encontrar o norte-americano Jordan Vieira para um passe espetacular que levou o atleta a correr mais de 60 jardas até à endzone dos Crusaders.

Após o empate, os pontos sucederam-se. Primeiro, um pontapé aos postes de Guilherme Solipa que deu mais três pontos aos Devils e a primeira vantagem no jogo, seguido de outro touchdown, desta vez num drive ofensivo dos Crusaders, que levaria o quarterback Matias Manuel a encontrar Bernardo Carvalho para nova mudança na liderança da partida.

Importante ainda mencionar que antes do intervalo, os Devils esboçaram uma nova resposta ofensiva, mas a jogada terminaria com uma interceção defensiva do linebacker José Sarsfield - um dos maiores pesadelos para os quarterbacks adversários, que fez mais uma interceção na temporada.

Como se costuma dizer no panorama nacional de futebol americano: "Três certezas na vida, morte, impostos e uma interceção de José Sarsfield".

Uma segunda parte dominante

Para o segundo tempo, a expectativa era que o jogo continuasse a ser uma grande batalha ofensiva, como no segundo quarto da partida. No entanto, as defesas voltaram a ganhar destaque.

Seria apenas na última jogada do terceiro quarto que teríamos um novo touchdown, desta vez num passe para Gustavo Machado, que conseguiria evitar um adversário e correr mais de 50 jardas até ao touchdown que dava um certo conforto à vantagem dos Crusaders. Destaque que Gustavo Machado foi um dos principais alvos ao longo da partida e fundamental para o sucesso da equipa.

A equipa de Lisboa nunca desistiu, mas a realidade é que cometeram demasiados erros ofensivos e tiveram dificuldade em impor o seu jogo de corrida, algo que durante a temporada foi fundamental para o sucesso da equipa. Acabariam por ser os Crusaders a marcarem novamente, com Duarte Cruz a assinar o seu segundo touchdown da partida e o último dos Crusaders.

Antes do final do jogo, os Devils ainda conseguiriam marcar com um novo touchdown, com os irmãos Solipa, Bernardo e Guilherme a serem os protagonistas. O resultado final ficou em 27-18, com os Crusaders a vencerem um jogo onde foram a equipa mais completa nas três fases e onde o treinador da equipa de Cascais, Paulo Terrinca, soube delinear um excelente plano de jogo e manter-se fiel ao próprio durante quatro quartos de futebol americano.

No duelo entre Bulldogs e Mutt

Também no passado fim de semana, os Maia Mutts e Lisboa Bulldogs se defrontaram, com a equipa da Maia a vencer 14-2 num jogo que deixou os Bulldogs com o pior registo da temporada: uma sequência de seis jogos sem vencer.

O grande protagonista da partida foi o quarterback Arthur Faria, que lançou um touchdown e correu para outro, com destaque ainda para a defesa da Maia, que não sofreu qualquer ponto ao longo da partida. Os Mutts terminam fora dos playoffs pelo segundo ano consecutivo.

26 e 27 de Abril: temos playoff

No fim-de-semana de 26 e 27 de Abril, teremos dois duelos para a fase a eliminar da 15ª edição da LPFA.

Os Braga Warriors viajarão até casa dos Cascais Crusaders no dia 26 de Abril, às 16h, no Campo das Fontainhas, enquanto os Lisboa Devils e Lisboa Navigators se defrontarão numa reedição da final da temporada passada, com o dia e horário do jogo ainda por definir.

O espetáculo dos playoffs da Liga Portuguesa de Futebol Americano poderá ser acompanhado no Tudo sobre Futebol Americano e na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol Americano.

Autor: André Amorim, www.tudosobrefutebolamericano.com