A Liga dos Campeões regressa esta quarta-feira com um embate que promete espetacularidade, com a visita do Barcelona, de Luís Frade, ao Aalborg, na Dinamarca.

O pivô português, triplo vencedor da Champions e regressado do Mundial com um 4.º lugar pela Seleção (melhor resultado de sempre), fez a antevisão do encontro da 11.ª jornada do Grupo B, onde os catalães lideram destacados.

Recorde-se que Frade, de 26 anos,  esteve nas duas finais frente ao Aalborg (2021 e 2024), ganhas pela turma espanhola, em 2021 (36-23) e 2024 (31-30). Na primeira volta do Grupo B, os dinamarqueses também perderam (35-27).

"Espero que possamos jogar como fizemos nos anos anteriores, pois esta partida já é realmente crucial para o resto da temporada", considerou Luís Frade, em declarações no site da EHF.

O Barça lidera o grupo B com 17 pontos à 10.ª jornada, enquanto o Aalborg está em terceiro com 13 pontos. Se os campeões em título vencerem e consolidarem o primeiro lugar, ficam muito perto de garantir a classificação direta para os quartos de final.

"É claro que um dos nossos principais objetivos em qualquer temporada – além de ganhar todos os troféus em Espanha – é chegar à Final-4 em Colónia", disse o ex-sportinguista, que conquistou todos os títulos nacionais em Espanha, designadamente no último fim de semana em que venceu a Taça de Espanha em Lanzarote.

"Jogar um evento como esse uma semana depois do último dia do Mundial foi muito difícil, especialmente porque tivemos que viajar para Lanzarote. Mas, finalmente, ganhamos o troféu", diz Frade.

Encontrar em Colónia o Sporting [recebe esta quinta-feira os macedónios do Pelister no Grupo A], seria também a Final-4 da Champions com mais portugueses de sempre. Frade sabe que isso é possível: "Seria excelente para o andebol português se conseguissem chegar até ao fim. O Sporting joga com velocidade e tem muitos talentos no plantel."

O internacional ainda está a digerir a derrota com a França na luta pelo bronze no Mundia: "Claro que ficamos muito tristes, porque quando se chega às semifinais, quer-se ganhar uma medalha, mas uma semana depois todos percebemos que alcançamos um ótimo resultado para Portugal."

Agora, o único foco está no jogo com o Aalborg, que contará com quatro novos campeões mundiais da Dinamarca: Henrik Mollgaard, Thomas Arnoldsen e Simon Hald pelo Aalborg e o guarda-redes do Sete Ideal do Mundial Emil Nielsen do Barcelona.

"Emil é uma lenda na Dinamarca, espero que seja uma grande receção em casa, e tenho a certeza de que esta partida será especial para ele", desejou Frade, num jogo em que os quatro campeões mundiais serão homenageados antes do início.

"São equipas que se conhecem bem dos últimos anos e só de olhar para o número de internacionais dinamarqueses do Aalborg sabemos bem que são muito fortes", rematou Luís Frade.