A M-Sport está a preparar-se para revolucionar a categoria Rally2 com um potencial Ford Puma Rally2, mas o plano depende da FIA implementar uma grande alteração regulamentar para permitir chassis de estrutura espacial na segunda divisão do Campeonato do Mundo de Rally. Com as regras do Rally2 a precisarem de uma atualização e os carros do segmento B, como o agora descontinuado Ford Fiesta, a perderem popularidade, a M-Sport está pronta para mudar para uma abordagem mais sustentável e inovadora.
A Visão do Puma Rally2
O Ford Puma, já um destaque no Rally1, é o candidato ideal para liderar o próximo projeto Rally2 da M-Sport, de acordo com o responsável pela equipa Richard Millener. Ao adotar um design de chassis de estrutura espacial — semelhante ao conceito de célula de segurança de ponta do Rally1 —, a M-Sport pretende modernizar a categoria enquanto a prepara para o futuro por uma década ou mais.
“Um Ford Puma Rally2 é o nosso objetivo,” disse Millener. “Passar para um chassis de estrutura espacial e fixar painéis escalados a ele é a forma mais segura e sensata de avançar. Se a FIA garantir essas regras por 10 anos, isso reduziria significativamente os custos através de economias de escala e produção em maior escala.”
Porquê Estrutura Espacial?
Os atuais carros Rally2 baseiam-se em modelos de produção, uma prática que se torna cada vez mais impraticável à medida que os veículos do segmento B desaparecem das gamas dos fabricantes. Millener, da M-Sport, argumenta que a adoção da tecnologia de estrutura espacial não só melhora a segurança, mas também garante a viabilidade da categoria a longo prazo.
“Desde que começámos a construir carros Rally1, todas as equipas aprenderam muito sobre otimização, evolução e melhoria do processo,” explicou. “O que nos diz que não poderíamos adicionar mecanização para o Rally2? Faz sentido, dado o mercado mais amplo e a procura por estes carros.”
Economias de Escala e Sustentabilidade
Millener vê isto como uma oportunidade para padronizar a produção dos carros Rally2, tornando-os mais acessíveis e acessíveis para equipas privadas.
“Todos os chassis Rally1 são feitos à mão, mas o mercado do Rally2 é muito maior. A produção mecanizada poderia reduzir custos enquanto mantém a qualidade.”
A mudança também poderia abrir portas para fabricantes hesitantes em juntar-se ao Rally2 devido aos altos custos de desenvolvimento, potencialmente revitalizando a categoria com nova concorrência e entradas mais diversificadas.
O Fim de uma Era para o Fiesta
A oferta atual da M-Sport para o Rally2, baseada no Ford Fiesta, está entre os carros mais antigos da categoria, com raízes que remontam ao carro Super 2000 de 2009. No entanto, com a produção do Fiesta a cessar em julho de 2022, a necessidade de um sucessor tornou-se urgente.
O Papel da FIA no Futuro do Rally2
Para que o Puma Rally2 se torne uma realidade, a FIA deve primeiro aprovar a inclusão de chassis de estrutura tubular nos regulamentos do Rally2. Tal mudança alinharia a categoria com os avançados padrões de segurança e engenharia do Rally1, ao mesmo tempo que abriria caminho para a inovação.
Millener está otimista quanto a esta mudança, chamando-a de transformadora em termos de custo, segurança e sustentabilidade no desporto.
O Que Vem a Seguir?
Enquanto a M-Sport aguarda o sinal verde da FIA, os alicerces para o Ford Puma Rally2 já estão a ser estabelecidos. Se as mudanças regulamentares forem aprovadas, o Puma Rally2 poderá sinalizar uma nova era para o Rally2, garantindo a sua relevância e crescimento num panorama automóvel em rápida evolução.
À medida que o WRC evolui, a abordagem visionária da M-Sport posiciona-a como líder na formação do futuro do rali. O Ford Puma Rally2 poderá não apenas redefinir a categoria, mas também inspirar uma onda de inovação em todo o desporto.