Após duas semanas de julgamento à porta fechada e mais de nove horas de deliberação, o irlandês Denis Coulson e o francês Loïck Jammes foram condenados a 14 anos de prisão, enquanto o neozelandês Rory Grice terá de cumprir 12 anos por violação de uma mulher de 20 anos em 2017.

Coulson, atualmente com 30 anos, trabalha na construção, enquanto Jammes (30) e Grice (34) continuam a jogar râguebi, o primeiro no Aix-en-Provence e o segundo no Oyonnax, dois clubes da segunda divisão.

O tribunal também condenou o irlandês Chris Farrell a 4 anos de prisão, dois dos quais suspensos, e o neozelandês Dylan Hayes a dois anos de prisão suspensa, por terem presenciado total ou parcialmente os acontecimentos sem intervir. Farrell também é jogador do Oyonnax; e Dylan Hayes, 30 anos, abandonou o râguebi.

O caso remonta a 2017, à noite de 11 de março em Bordéus. Na manhã do dia seguinte, a vítima, na altura com 20 anos, saiu a chorar de um hotel em Mérignac, nos arredores de Bordéus, onde estava hospedada a equipa do Grenoble, após a derrota com o Union Bordeaux-Bègles. A estudante fez queixa na polícia e disse que tinha conhecido os jogadores num bar e que foi com eles até uma discoteca. A rapariga disse ainda que estava tão bêbada que não se lembrava do que tinha acontecido.

Coulson, Jammes e Grice admitiram ter tido relações sexuais com ela, mas defenderam que foi consentido e que teria sido a própria a tomar a inciativa, mantendo o depoimento durante o julgamento.

Contudo, o juiz mostrou-se implacável perante a acusação que se referiu a várias felações [sexo oral] e à introdução de uma banana, uma garrafa e muletas na vagina da vítima.

De acordo com a toxicologia, a rapariga teria entre entre 2,2 e 3 gramas de álcool por litro de sangue e as imagens de videovigilância mostram dificuldades em manter-se de pé quando chegou ao hotel, constantemente segurada por um dos arguidos. A defesa argumentou que o sexo «consentido» foi devido ao medo e que os arguidos deveriam ter protegido a vitima, sendo «infame» e «insuportável» essa tese.