O Grande Prémio do Qatar não desiludiu e voltou a ser palco de emoções fortes. Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) recuperou a liderança do Campeonato de forma impressionante, mesmo após um toque com o irmão Álex na primeira volta – um incidente que o próprio Marc assumiu ter sido ‘mais culpa’ sua, do que de Álex.

Apesar da sua prestação sólida, Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech 3) acabou por ser penalizado com 16 segundos por não cumprir as regras de pressão dos pneus, o que lhe custou o segundo lugar inicialmente conquistado em pista: ‘Estava apenas concentrado em olhar para a frente. Estou feliz com a performance’, afirmou o espanhol antes de conhecer a sanção.

O fim de semana ficou ainda marcado pela análise crítica de Fabio Di Giannantonio, que considerou inaceitável o toque de Álex Márquez: ‘Ao nosso nível, erros destes não deviam acontecer’. Álex acabou por admitir o erro e pediu desculpa: ‘Tentei a ultrapassagem no sítio errado. Aceito a penalização e peço desculpa ao Diggia e à equipa dele’.

A penalização a Viñale só foi confirmada depois, depois deste ter estado inclusivamente no pódio após o final da corrida; Já Marc Márquez celebrou uma vitória em Doha, algo que não acontecia (ao domingo), há mais de uma década.