Martín Anselmi realizou a antevisão do FC Porto x Sporting. Clássico abre a 21ª jornada da Primeira Liga e joga-se no Estádio do Dragão.

Martín Anselmi fez a antevisão do Clássico entre o FC Porto e o Sporting. Separados por oito pontos na tabela, os dois crónicos candidatos ao título defrontam-se no Estádio do Dragão.

«Acho que desde o momento em que queremos ser treinadores começamos a prepararmo-nos para estes jogos, para estes cenários, espero este jogo com muita emoção, estar no nosso estádio, com os nossos adeptos. Este é um dos jogos mais lindos que podemos jogar».

O técnico falou sobre a ausência de Otávio:

«Levamos pouco tempo com este plantel, temos de analisar as caraterísticas dos jogadores. Vão haver jogos em que vamos precisar de um atleta com caraterísticas de central e outros de médio. Muitas vezes no Independiente del Valle jogámos com um central. Também jogámos em linha de 4, no último jogo acabámos em linha de 4, por exemplo».

O treinador comentou uma chamada de Viktor Gyokeres:

«Não podemos controlar o onze do rival. Temos de nos preparar para qualquer momento e para quando haja substituição. Viktor Gyokeres é um jogador que já conhecemos as suas qualidades. Temos de estar preparados para controlá-lo e também ao Harder. Quem lhe toca defender tem que se preparar para tal. Ao nível coletivo não podemos fazer tudo por um jogador, vamos defender o Sporting».

Martín Anselmi falou da postura defensiva:

«O volume ofensivo do rival já o conhecemos, mas temos de conhecer as nossas capacidades. Na Europa League não sofremos golos. Quando estivemos em defesa organizada estivemos bem, contra o Rio Ave. Os duelos vão ser fundamentais. É importante estarmos juntos, que estamos em casa e que a bola vamos a querer ter nos nossos pés».

O técnico comentou o final do mercado:

«Estamos conformes e satisfeitos. Depois vamos ter uma visão diferente, mais profunda. Sofremos algumas baixas importantes, mas não encontrámos um elemento no mercado. Para isso ficámos com os que temos, estamos bem».

O treinador assumiu que é necessário algum tempo de treino para os jogadores ganharem outras rotinas:

«Uma coisa é a competitividade, a força da equipa. Isso esteve sempre presente e acho que amanhã vai estar presente. Hoje foi a sessão número 8 e temos que dar informação pontual para que o jogador possa fluir melhor dentro de campo. Sempre é mais destruir que construir, na parte defensiva. Na parte ofensiva também há trabalho a fazer. Na semana que estivermos mais livres temos que trabalhar alguns temas. A força e competitividade isso já se notou. Procuramos ser sempre melhor e mostramos os números aos jogadores. Utilizamos muito os dados porque são tangíveis, estão aí».

Martín Anselmi falou de William Gomes e Tomás Pérez:

«William Gomes está apto para poder ser convocado. O Tomás Pérez falta um certificado, mas acho que vai chegar ao longo do dia. O William é um jogador muito rápido, é canhoto e joga pela esquerda, é complicado encontrar extremos assim. Ele gosta de jogar com a perna hábil e isso é raro de se encontrar. É muito jovem e vai ter que se adaptar. O Tomás pode jogar como médio, que pode jogar como líbero, é muito inteligente, tem muita voz de comando. Sabem bem o que quer. Pode dar-nos compromisso e volume de jogo na hora de construir».

O técnico recusou fazer futurologia:

«Não posso fazer futurologia, treinamos para ganhar. Temos de nos preparar para competir e nada mais. O importante é controlar tudo o que posso, não controlo o vento a decisão do árbitro, como acordam os rivais. Posso controlar o que está em campo, mas mais nada do que isso. O que está fora do campo é ruído».

O FC Porto x Sporting joga-se esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 20h15. O jogo será arbitrado por João Pinheiro.