O caldo entornou na reta final do clássico. Depois do FC Porto chegar ao empate nos descontos, por intermédio de Danny Namaso, o ambiente aqueceu (e de que maneira) nas quatro linhas, com o Sporting terminar o encontro em inferioridade numérica devido às expulsões de Matheus Reis e Diomande. No final, João Pinheiro 'distribuiu' mais dois cartões vermelhos após mais um foco de confusão no centro do relvado, um dos quais para Filipe Dinis, assessor dos verdes e brancos.

Tudo aconteceu após um duelo entre Quenda e Zé Pedro, na área do FC Porto, lance esse que motivou pedidos de penálti por parte dos jogadores do Sporting. João Pinheiro mandou jogar e deu indicação para que os leões marcassem o canto... mas a confusão tomou conta do relvado do Dragão. Matheus Reis vê o primeiro amarelo por protestos e um segundo na sequência de um desentendimento com um adversário. Os ânimos ficaram exaltados nesse momento, tanto que segundos depois o juiz da AF Braga voltou a puxar do vermelho para expulsar Diomande, que se envolveu numa escaramuça com Fábio Vieira. Isto tudo com Quenda junto à bandeirola para finalmente poder bater o canto.

O canto foi cobrado e o jogo termina logo se seguida, com novo foco de desordem entre vários elementos. Foi nesse momento que João Pinheiro mostrou mais dois vermelhos. O jogo terminou a ferver quando nada fazia prever, depois de 90 minutos sem qualquer incidente.