Apesar das previsões que desconsideram as suas hipóteses, Max Verstappen é uma força a ter em conta nesta temporada de Fórmula 1, segundo fontes próximas. Os especialistas em apostas estão a colocar dúvidas nas chances de Verstappen igualar a histórica quinta vitória consecutiva de campeonato de Michael Schumacher em 2004. Eles também parecem céticos em relação às possibilidades da Red Bull garantir a coroa de Construtores este ano. Caso estas previsões se concretizem, Verstappen poderá enfrentar o primeiro ano sem quaisquer distinções no final do ano desde 2020.

No entanto, aqueles que conhecem a pura determinação e destreza de corrida de Verstappen não são tão rápidos a descartá-lo. Há um consenso geral de que o próximo campeonato de F1 em 2025 poderá ser uma corrida aberta, como evidenciado pelos testes recentes em Barém. Martin Brundle, um comentador experiente de F1, nomeia Verstappen como o seu favorito, citando potenciais perdas de pontos das equipas concorrentes McLaren e Ferrari.

A especialista em estratégia da Sky Sports F1, Bernie Collins, também se pronuncia sobre a conversa. Ela reconhece os dois possíveis resultados para a temporada de Verstappen, mas enfatiza as suas formidáveis habilidades. “Mesmo que o carro dele não seja o mais rápido, ele continuará a ser uma força a ter em conta,” afirma, falando ao PlanetF1.com.

Collins destaca o espírito competitivo de Verstappen e a sua vontade de vencer, dizendo que o prodígio holandês fará grandes esforços para extrair o melhor desempenho do seu carro. No entanto, ela também observa que, se Verstappen sentir que a Red Bull não conseguirá melhorar o desempenho do carro, ele poderá ter dificuldades.

Numa observação provocadora, Collins sugere que Verstappen, que conta com 53 vitórias em corridas e 37 pole positions nas suas últimas 89 corridas, poderá apreciar o desafio de vencer sem o carro mais rápido. Esta ideia alinha-se com o caráter de Verstappen, nota ela, acrescentando que ele se deleitaria na glória de vencer o campeonato apesar de ter o terceiro carro mais rápido. Ela também elogia a maturidade de Verstappen e a mudança de mentalidade ao longo dos anos.

Verstappen é o piloto indiscutível número um da sua equipa, com Liam Lawson a ocupar o segundo lugar. Collins antecipa que as duplas de pilotos serão um dos aspectos fascinantes do ano, questionando-se sobre como as dinâmicas dentro das equipas irão desenrolar-se.

Zak Brown, CEO dos campeões de construtores McLaren, parece entusiasmado por ter dois candidatos ao título na sua equipa. Falando à BBC Radio 4, Brown admitiu os desafios que esta configuração pode apresentar, mas afirmou que a sua equipa está pronta para os enfrentar. Ele destacou o tratamento justo da McLaren aos seus pilotos e o compromisso de os deixar correr, uma filosofia que recebeu críticas no ano passado.

À medida que nos aproximamos da nova temporada, Oscar Piastri assinou uma extensão de contrato com a McLaren, reforçando a sua forte linha de pilotos para o futuro previsível. Com estes desenvolvimentos, a próxima temporada promete uma corrida emocionante e potenciais surpresas. Face às previsões e expectativas, uma coisa permanece certa – Max Verstappen será um jogador significativo no próximo campeonato.