Ai Ogura está a dar os primeiros passos no MotoGP. O rookie da Trackhouse teve mais três dias para se adaptar à Aprilia RS-GP durante o shakedown que terminou em Sepang no domingo, antes dos testes oficiais.
Nesta fase, o campeão do mundo de Moto2 ainda não é capaz de comparar diferentes versões da moto, explicando citado pelo GPOne.com que está, sobretudo, a aprender:
–Com a minha experiência, ainda não posso fazer comparações entre a RS-GP de 2024 e a de 2025, estou a aprender e todos os aspetos, mas em especial melhorei muito em travagem comparando com a minha estreia. Comparando com a Moto2, embora os travões sejam diferentes, o estilo de travagem manteve-se parecido, o que muda são as referências. Se eu travar normalmente, há muito mais margem do que no Moto2.
Sobre o trabalho que efetuou no shakedown, Ogura detalhou e salientou também que a margem de progresso é ainda grande: ‘No shakedown trabalhei numa simulação de Sprint, numa simulação de corrida e ataques ao cronómetro, mas ainda tenho de melhorar em todos os aspetos. Também não é fácil gerir todos estes botões e saber como os usar na altura certa! Ainda estou atrasado no uso do dispositivo de ajuste de altura por comparação com pilotos mais experientes, e ainda uso o travão traseiro com o meu pé apesar de ter a opção de usar com o guiador’.