As newsletters enviadas pelo 'Circuito 7 Estrellas MTB', um evento de BTT que se realiza na Comunidade de Madrid, estão a dar que falar em Espanha por causa do seu conteúdo. Segundo o 'El Mundo', o que deveria ser um convite para as pessoas participarem nas provas tornou-se "num conteúdo surpreendentemente abominável" com "frases sexistas".

"As mulheres gostam deles grandes. Elas gostam que as façam rir, mas com um bom pénis riem-se mais. A média é a média e o desejo feminino é um pouco maior", pode ler-se numa das newsletters, citada pelo 'El Mundo'.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, outra das newsletters descreve uma ciclista espanhola, Cecilia Sopeña, como uma "professora que anda de bicicleta a mostrar as mamas e depois mostra mais coisas no 'Only Fans'".

A polémica instalou-se e várias atletas que são presenças habituais nas provas não esconderam o descontentamento nas redes sociais: "Tratam-nos como objetos. É um circuito que vou apagar da minha agenda", referiu Miren RM.

O 'El Mundo' dá ainda conta de que foi enviada uma denúncia a vários organismos, incluindo a Federação Espanhola de Ciclismo e a Federação de Ciclismo da Comunidade de Madrid, e que vários patrocinadores já retiraram o apoio à prova.

Já a organização deixou um comunicado no seu site, assinado por Javier Donaire, diretor do circuito, e que foi amplamente criticado por minimizar a gravidade da situação: "Estamos conscientes de que estas mensagens geraram confusão e mal-estar na nossa comunidade. Lamentamos profundamente qualquer inconveniente que isto possa ter causado. As pessoas que escreveram isto já não fazem parte da nossa equipa".