A selecionadora Montsé Tomé defendeu esta quinta-feira que a seleção espanhola feminina terá de ser "suficientemente séria para não ser surpreendida" por Portugal, na terceira jornada do Grupo A3 da Liga das Nações, em Paços de Ferreira.

"Conhecemos bem Portugal, uma seleção que estará muito motivada contra a Espanha. Sabemos onde nos podem criar dificuldades e como explorar as suas fragilidades. Temos de ser suficientemente sérias para não sermos surpreendidas", afirmou Montsé Tomé, na véspera do duelo com Portugal.

A selecionadora espanhola elogiou a competitividade da equipa portuguesa, destacando "o futebol muito aberto e vertical" da liga lusa.

"Portugal é uma das equipas que mais varia a sua estrutura e já trabalha há bastante tempo com este selecionador. Espanha, por sua vez, tem muitas alternativas. Para este jogo, sabemos o que temos de fazer, e o melhor de tudo é que dependemos apenas de nós", referiu.

Montsé Tomé reconheceu a importância de Jéssica Silva, Lúcia Alves e, em particular, Kika Nazareth para Portugal, mas minimizou as suas ausências, destacando que "Portugal tem grandes jogadoras".

Além da selecionadora, as campeãs do mundo fizeram-se representar na sala de imprensa por Mariona Caldentey, que não poupou elogios a Portugal.

"Portugal é sempre uma equipa difícil. Tem muitas jogadoras a jogar em Espanha e é uma seleção muito agressiva e incómoda, com elementos de muita qualidade no meio campo e ataque. Acredito que vai ser um jogo muito complicado", referiu.

A avançada do Arsenal relativizou o atual terceiro lugar de no grupo, assegurando que a Espanha está "habituada a conviver com a pressão".

"Queremos e necessitámos de pontos, para sermos as primeiras do grupo, sabendo que não podemos falhar. Mas somos um grupo que responde bem sob pressão, estamos habituadas a conviver com isso", concluiu.

Portugal e Espanha defrontam-se na terceira jornada do Grupo A3, em jogo a realizar em Paços de Ferreira, às 19:45, na sexta-feira. Quatro dias mais tarde, as duas seleções voltam a defrontar-se agora em Vigo, pelas 19:00 locais (18:00 em Lisboa).

Após duas jornadas, Portugal lidera com os mesmos quatro pontos da Inglaterra. A campeã em título, Espanha, segue em terceiro, com três, enquanto a Bélgica ocupa o último lugar, ainda sem pontos.