O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, adiantou esta manhã o órgão oficial de comunicação social do Vaticano.

O Vatican News refere que Francisco, que esteve recentemente internado com grave problema de saúde, morreu na residência Casa Santa Marta, no Vaticano.

O mesmo meio deu mais informações, referindo que às 8:45 da manhã o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, deu a notícia na Casa Santa Marta: «Queridos irmãos e irmãs, com profunda dor devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, entregamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.»

A última aparição foi domingo de manhã. Francisco compareceu na Loggia delle Benedizioni, na Basílica de São Pedro, para a bênção Urbi et Orbi, no final da Missa de Páscoa, celebrada na Praça de São Pedro pelo Cardeal Angelo Comastri.

Foi recebido com ovações dos fiéis presentes na Praça de São Pedro, mas continuou a mostrar alguma fragilidade. «Queridos irmãos e irmãs, feliz Páscoa. Encarrego o Mestre de Cerimónias de ler a mensagem», foram as poucas palavras pronunciadas pelo Papa na Loggia, que deixou a leitura da mensagem a D. Diego Ravelli.

Francisco, nome escolhido pelo argentino Jorge Bergoglio, foi internado a 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma, para combater uma pneumonia dupla. Teve alta a 23 de março, tendo surgido frágil à janela do quarto, antes de sair para a Casa Santa Marta.

Francisco nasceu no dia 17 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires, e era líder da Igreja Católica desde 2013. Em março desse ano escolhido para suceder a Bento XVI, que havia renunciado por motivos de saúde. Tornou-se no primeiro jesuíta e no primeiro cardeal da América Latina na liderança da Igreja.

(atualizado às 9h35)