Enea Bastianini venceu o GP Emilia Romagna, com muita polémica, por causa da ultrapassagem a Jorge Martín na última volta.
Jorge Martín liderou a corrida desde a quarta volta, após ultrapassar Pecco Bagnaia, tinha uma oportunidade de ouro para ganhar 25 pontos ao italiano, bicampeão mundial, que caiu a sete voltas do final, e por isso a ultrapassagem de Bastianini na última volta tirou essa oportunidade, mas não a vantagem ao espanhol.
O piloto da casa confirmou a fama de ser dos mais fortes na ponta final das corridas e deu a 100.ª vitória de sempre à Ducati. Marc Marquez fechou o pódio.
Miguel Oliveira, que partiu do 12.º lugar, chegou a cair para o 14.º posto, mas foi recuperando e terminou em 10.º , depois de uma corrida consistente. Recorde-se que na véspera, o piloto de Almada tinha sido o 11.º classificado da corrida sprint.
De referir que om o pleno da Ducati no pódio, está conquistado o título de construtores pela marca italiana, a seis provas do final.« do Mundial.
No que diz respeito ao título de pilotos, Jorge Martin disparou na liderança do campeonato, com 341 pontos, mais 24 do que Pecco Bagnaia, que é segundo, ele que tinha partido para esta 14.ª prova a quatro do espanhol. Com o triunfo deste domingo, Bastianini recuperou o terceiro lugar, com 282 pontos, mais um do que o espanhol Marc Márquez. Já Miguel Oliveira, caiu de 13.º para 14.º, com 71 pontos, por troca com o francês Fábio Quartararo.