Álex Márquez subiu ao primeiro lugar do Mundial de MotoGP depois de terminar em segundo lugar no GP das Americas que Pecco Bagnaia venceu, à frente de Álex Márquez e Di Giannantonio.

O italiano da Ducati posou com o tradicional chapéu de cowboy sempre na moda no circuito de Austin e com um cachorro quente sem esconder a alegria do momento. «Estou muito, muito feliz. É um sentimento fantástico, depois de um período tão difícil. Obrigada à minha equipa que tem trabalhado tanto. Estive sempre a gritar ao longo da última volta!», contou Pecco imediatamente após a corrida.

Um verdadeiro carrossel esta terceira corrida do Mundial que começou com uma enorme confusão sem que ninguém percebesse exatamente o que se estava a passar. Poucos minutos antes da corrida, de um momento para o outro, os pilotos saltaram das motos e começaram , literalmente, a correr pela pista em direção às boxes.

O caos no paddock foi para irem trocar os pneus, sem que ninguém percebesse se houve uma ordem da direção da corrida ou se uma decisão dos pilotos. Márquez foi dos primeiros a começar a correr, muitos seguiram-no e, a dada altura, o melhor mesmo foi mostrar a bandeira vermelha e adiar a partida 10 minutos. Como mais de 10 motos saíram da grelha, voltaram todos a alinhar e ninguém foi castigado com a saída do pit lane.

Com toda a gente no respetivo lugar, Márquez garantiu a liderança com o irmão Álex e Fabio Di Giannantonio na cola, mas o italiano, porém, rapidamente perdeu o lugar para Francesco Bagnaia.

Com Marc Márquez na frente e praticamente a dois segundos, Bagnaia desembaraçou-se do outro Márquez, para ficar com o companheiro de equipa debaixo de olho. Na oitava volta Pedro Acosta caiu e na volta seguinte u golpe de teatro com Marc a cair sozinho. O espanhol levantou-se e voltou a sentar-se na sua Ducati, regressando à pista em 18.º lugar, enquanto na frente Bagnaia liderava o pelotão com Álex e Giannantonio, em segundo e terceiro lugar, posições com as quais chegariam ao fim.

Márquez bem tentou uma daquelas recuperações espetaculares que os fãs adoram, mas sem apoio para o pé na moto acabou por ser obrigado a abandonar.