A Yamaha está a desenvolver um novo motor V4 para o MotoGP, e a estreia em pista pode ser já no próximo mês de dezembro. Atualmente, o construtor de Iwata é o único a usar um motor de quatro cilindros em linha.
Depois de muito se especular, em setembro foi confirmado que estava a ser desenvolvido um novo V4, que no verão já foi colocado em banco de ensaios. E, segundo o site Motorsport Magazine, a estreia numa pista pode ser já em dezembro em Sepang, eventualmente com Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow como pilotos.
Porém, o diretor técnico da Yamaha, Max Bartolini, foi cauteloso, escutado pelo mesmo site: ‘Dezembro parece ser otimista. Seria maravilhoso, mas neste momento não há nada que possamos dizer com certezas’.
Como qualquer conceito, o V4 tem vantagens e inconvenientes. Recentemente, Bartolini disse ao site Crash.net que a maior vantagem desta solução é ao nível da desenho da moto e também do funcionamento dos pneus, considerando que em desempenho do motor em si as diferenças não deverão ser radicais.
Uma coisa parece-nos certa: para a Yamaha dar este passo, terá algumas garantias de que pode ser uma real mais-valia, uma vez que desenvolver um novo motor custa caro em termos de dinheiro e recursos técnicos e humanos.