Durante cinco anos consecutivos, Phoenix Raceway tem sido o epicentro da final da temporada da NASCAR, acolhendo confrontos do Championship 4 sob o abrasador sol do Arizona. Mas com os fãs a clamarem por mudanças e vozes proeminentes como a de Kevin Harvick a pedirem uma rotação, os responsáveis da NASCAR estão finalmente a insinuar uma alteração.

Embora Phoenix tenha a infraestrutura e a história—reforçada por um facelift de 178 milhões de dólares em 2018—muitos argumentam que lhe falta a emoção de alto risco que uma corrida decisiva para o título exige. Entra o COO da NASCAR, Steve O’Donnell, que não descartou um formato rotativo:

“Não limitaria algo apenas a Miami… terias uma visão mais ampla sobre os locais que poderiam acolher um campeonato.”

Com a NASCAR a olhar para 2026 e além, vamos explorar onde pode estar o futuro da final da Série Cup:


Las Vegas Motor Speedway: O Diamante no Deserto

Quando se trata de brilho, glamour e fanfarra, Las Vegas preenche todos os requisitos. Um oval de 1,5 milhas com um histórico comprovado, está localizado na capital do entretenimento do mundo, tornando-se um palco perfeito para uma final de temporada.

Kevin Harvick—um vencedor de Las Vegas por duas vezes—apoiou-o de todo o coração:

“Adoraria ver o Las Vegas Motor Speedway ter uma corrida de campeonato.”

Com 80.000 lugares e um clima ideal em Novembro, Las Vegas traria espetáculo e drama ao maior momento da NASCAR.


Homestead-Miami Speedway: Um Favorito dos Fãs

Homestead tem sido há muito tempo o favorito sentimental. Desde a épica vitória de Tony Stewart em 2011 até os momentos definidores da dinastia de Jimmie Johnson, o circuito de 1,5 milhas proporcionou finais inesquecíveis.

A NASCAR possui a instalação na totalidade, o que torna a logística mais fácil. Além disso, a sua bancada progressiva garante corridas emocionantes em múltiplas faixas—um ingrediente chave para um decisor de campeonato.


Outros Cavalos de Troia para o Finale

  1. Charlotte Roval
    Combinando desafios de pista de estrada com corridas em oval de alta velocidade, o Roval ofereceria um finale único e imprevisível—um que recompensa habilidade e estratégia.
  2. Nashville Superspeedway
    Uma pista com história e entusiasmo, Nashville poderia aproveitar a sua cultura de música country para criar um fim de semana de campeonato como nenhum outro.
  3. Atlanta Motor Speedway
    Recentemente reconfigurada, Atlanta corre como uma superspeedway—altas velocidades, corridas em pack e uma imprevisibilidade emocionante. Essa é uma receita para drama numa corrida pelo título.


Novas Alterações de Qualificação e Prática para 2025

Enquanto o debate sobre o campeonato continua, a NASCAR já introduziu qualificação em uma única ronda para 2025, excluindo as superspeedways.

As principais alterações incluem:

  • Sessões de prática de 25 minutos para uma melhor preparação na pista.
  • Duas rondas de qualificação em Daytona, Talladega e Atlanta.
  • Qualificação em pistas de estrada dividida em duas sessões de 20 minutos para grupos separados.
  • Uma prática de 50 minutos para o Daytona 500 para agradar os pilotos que buscam mais tempo na pista.


A Conclusão

A disposição da NASCAR para explorar locais rotativos para a corrida do campeonato sinaliza uma nova era de envolvimento dos fãs e inovação. Seja Las Vegas, Homestead, ou uma pista surpresa como Charlotte, as apostas são claras: a NASCAR precisa de uma corrida final digna dos seus campeões.

Com mudanças nos treinos e qualificações já em vigor para 2025, o futuro parece mais brilhante—e um pouco mais ousado—para o desporto motorizado favorito da América.