Não é só no MotoGP que a Honda passa por momentos difíceis. Também no Mundial de Superbike os resultados tardam em aparecer, apesar de o atual projeto da equipa de fábrica ter começado em 2019.

Ainda não é possível lutar regularmente pelo pódio e pelas vitórias, e de facto no fim de semana passado o construtor teve o melhor resultado do ano… com Iker Lecuona em quarto a pouco mais de um segundo do pódio. Isto quando faltam disputar apenas quatro rondas.

Segundo o podcast Mister Helmet, a equipa pode passar por uma remodelação profunda para 2025 – desde mecânicos à logística. A estrutura da HRC para o WSBK é baseada em Espanha, e o receio que isto aconteça é forte e real.

Os rumores, insistentes, mas não confirmados, apontam para que a sucessão seja garantida pela Honda UK – que está a fazer um bom trabalho no Campeonato Britânico de Superbike (BSB) e outras competições de alto nível no Reino Unido. Havier Beltran é o gestor de equipa da Honda UK.

Embora ainda não seja certo que toda a gestão da Honda no WSBK tenha esta revolução de 180º passando a ser gerida pelos britânicos, haverá incontornavelmente algum tipo de mudança considerável na estrutura.

Mais do que o desempenho desportivo, trata-se de uma questão de desempenho ao nível de gestão e administração – especulando-se que se esgotou a paciência da Honda no Japão neste aspeto.