A última ronda do MotoGP é de despedidas para Marc Márquez à Gresini Racing e uma vez mais o piloto fez questão de sublinhar a importância que a estrutura italiana teve para si no seu ‘renascer’, ao mesmo tempo que olhou para o ambiente mais familiar e descontraído, ideal para esta fase da sua carreira.

Na antecâmara do GP Solidário de Barcelona, Márquez falou sobre o ambiente encontrado na sua equipa deste ano e como esta serviu de rampa para o seu rejuvenescer, como o próprio admitiu:

– Ontem já tivemos um jantar emotivo, e a Gresini tornou-se uma equipa super importante na minha carreira em apenas um ano, onde encontrei a atmosfera perfeita para renascer como dizem na comunicação social, para sentir novamente que sou competitivo. Encontrei a família e atmosfera perfeitas, com o meu irmão como colega de equipa, com a equipa e que trabalhou sempre da mesma forma. A melhor forma de dizer «obrigado» é tentando ter um grande fim de semana de corridas e tentar terminar bem. Como lhes disse ontem à noite nunca sabes o futuro, é uma equipa super profissional.

Sobre as suas expectativas e sensação ao estar numa equipa satélite, depois de ter estado sempre numa equipa de fábrica, Márquez respondeu: ‘Estar numa equipa satélite fez-me lembrar um pouco a paixão das motos. Na Honda tinha lá os meus amigos e seres humanos muito bons mas o facto de ser uma equipa de fábrica faz com que tudo seja um pouco mais sério, e aqui é tudo mais casual, familiar e lembra-te um pouco mais, claro de uma forma diferente, como o meu tempo numa equipa de Moto2’.

E explicou de seguida como esse ambiente lhe permite outra abertura e proximidade com as pessoas: ‘Quando lá estive falava com o chefe da equipa, falavas com quem tomava as decisões finais e podia ir ter com a Nadia [Padovani] neste caso e falar com ela. E claro o mais importante é que eles têm a moto, e numa equipa satélite com uma boa moto consegues atingir muitas coisas como fiz este ano e como outros fizeram nos anos anteriores com a Gresini, e eles têm uma história e experiência longas na gestão de diferentes tipos de situações’.